sábado, 27 de dezembro de 2014

Células germinativas primordiais são recriadas pela primeira vez em laboratório

Link para texto completo: http://saude.terra.com.br/celulas-germinativas-primordiais-sao-recriadas-pela-1-vez-em-laboratorio,f7fdb51ed6e7a410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

Trecho: Um grupo de pesquisadores conseguiu recriar, pela primeira vez em um laboratório, células germinativas primordiais de humanos, o que pode dar resposta às causas da infertilidade.
Embora este tipo de célula já tenha sido reproduzida em laboratório no caso dos roedores, fazer o mesmo com as humanas era um desafio, ao qual enfrentaram cientistas da britânica Universidade de Cambridge e do Instituto Weizmann de Ciências, em Israel.
A revista americana "Cell", que publicou nesta quarta-feira seu estudo, destacou que esta é "a primeira vez que células humanas foram programadas para situar-se em um estágio tão prematuro de desenvolvimento" como é o das células germinativas primordiais (PGC), das quais derivam os óvulos e espermatozoides.
Os resultados deste estudo podem ajudar a dar respostas às causas dos problemas de fertilidade, compreender melhor os primeiros estágios do desenvolvimento embrionário e, potencialmente, permitir o desenvolvimento de novos tipos de tecnologia reprodutiva.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Internet brasileira ganhou marco civil em 2014

Link para texto completo: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-12-25/internet-brasileira-ganhou-marco-civil-em-2014.html

Trecho: O marco garante ainda a liberdade de expressão, já que a retirada de conteúdos fica limitada à Justiça, e assegura a privacidade e o direito à inviolabilidade das comunicações. Com a norma, dados pessoais, por exemplo, não podem ser manipulados ou vendidos sem que o internauta declare estar de acordo com essa condição. 
Para o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (MJ), Gabriel de Carvalho Sampaio, a aprovação da lei pode ser elencada como um dos principais avanços recentes em nossa democracia. “Antes de se avançar em qualificar condutas impróprias para a rede, tipos penais, etc, era preciso que houvesse uma carta jurídica que desse a dimensão do que é a internet no Brasil e quais as garantias dos usuários, seus direitos e deveres”, comemora, destacando a reafirmação dos direitos dos cidadãos e a produção participativa da norma.

Outro texto: http://tecnologia.ig.com.br/2014-03-26/entenda-como-o-marco-civil-afetara-a-vida-dos-internautas-no-brasil.html

Trecho: Veja a seguir os principais pontos do texto e suas consequências para o usuário comum.
1 - Neutralidade: O texto do Marco Civil garante a neutralidade da rede. Na prática, isso garante que os provedores não podem interferir deliberadamente na velocidade ou capacidade de acesso a qualquer site ou serviço da internet.
2 - Privacidade: O Marco Civil garante o direito ao sigilo e inviolabilidade das comunicações dos internautas.
3 - Qualidade de serviço: O Marco Civil estabelece que apenas a falta de pagamento pode ser usada como razão para o corte de conexão de um usuário. 
4 - Exclusão de conteúdo: A exclusão de conteúdo de sites, blogs e outros serviços poderá ser pedida apenas por meio de ordem judicial.
5 - Armazenamento de dados: Provedores de acesso e sites terão que guardar informações como IP e horário de navegação de seus usuários por um ano. 

Curiosidade: Sequoia de Cambará do Sul pode ser resquício de experiência da Nasa no espaço

Link para texto completo: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planeta-ciencia/noticia/2014/08/sequoia-de-cambara-do-sul-pode-ser-resquicio-de-experiencia-da-nasa-no-espaco-4582648.html

Trecho: Uma sequoia encravada no centro da pequena cidade de Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, está à espera de um selo que a certifique como uma recordação da missão Apollo 14 — o terceiro pouso de uma nave espacial na Lua. Perto de ser autenticada pela Nasa, agência espacial americana, a planta deve ser a 76º árvore lunar mapeada no mundo, a terceira no Brasil e a segunda no Estado.
Sua semente pode ter sido uma das centenas que permaneceram em órbita espacial sob posse do astronauta Stuart Roosa, entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro de 1971, tempo que durou a expedição. O que torna a história misteriosa é como e por que uma muda de árvore lunar — que não difere, genética ou esteticamente, de uma árvore normal — veio parar em um município de pouco mais de 6,5 mil habitantes, escondido no meio do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Comentário: Eu não sabia da existência de sequoias no Brasil, quanto mais dessa origem tão insólita. Uma tremenda curiosidade, a presença dessas árvores entre nós.

Acidentes com escorpiões: 'Varredura' resulta na localização de 15 escorpiões no balneário de Panorama

Link para texto completo: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/12/varredura-resulta-na-localizacao-de-15-escorpioes-no-balneario-de-panorama.html

Trecho: A varredura que a Prefeitura de Panorama realizou na manhã desta segunda-feira (22 de dezembro de 2014) no balneário municipal resultou na localização de pelo menos 15 escorpiões em toda a extensão do local. De acordo com o secretário de saúde, Israel Gumiero, o trabalho conta com o apoio da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município. O trabalho foi estipulado após um menino de 2 anos morrer depois de ser picado.
“Fizemos a coleta mecânica, ou seja, a retirada manual e colocamos os animais em recipientes. O trabalho teve início às 6h30 e foi finalizado no horário do almoço. Acreditamos que este trabalho será interrompido nos próximos dias, por conta da chegada dos turistas”, explica.

Comentário: Acidentes com escorpiões são muito mais comuns do que pensamos. E os acidentes com crianças de menos de 3 anos de idade são muito complicados, infelizmente levando a óbito em vários casos. Uma maneira eficiente para melhorar a varredura seria a utilização de lâmpadas UV durante a noite, pois os escorpiões "brilham no escuro" quando iluminados por ultravioleta ("luz negra"). Para maior eficiência as lâmpadas (que têm o mesmo formato das "econômicas) podem ser adaptadas em soquetes e usar equipamentos do tipo no-break para fornecer a energia e assim percorrer grandes áreas. O brilho azul-esverdeado de um escorpião é facilmente visível numa distância de 5 a 10 metros (quanto mais escuro o ambiente, melhor). Deve-se evitar olhar diretamente para a lâmpada UV (a mesma pode ser coberta por cima com um papel alumínio, por exemplo, para evitar problemas na retina das pessoas).

Temperatura mais quente no Pacífico altera cor dos corais, dizem cientistas

Link para matéria completa: http://divemag.org/temperatura-mais-quente-no-pacifico-altera-cor-dos-corais-dizem-cientistas/

Comentário: Aumento da temperatura da água e processo de acidificação (pela dissolução de CO2 em água) têm provocado danos à estrutura dos corais em diversas partes do planeta. A Revista Ciência Hoje também já abordou o tema (http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/ecologia-e-meio-ambiente/nova-ameaca-para-os-recifes-de-corais/). Outra abordagem, inclusive com sugestões para minimizar o problema estão no link seguinte de matéria da BBC (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/11/131114_emissoes_co2_oceanos_acidos_fn).

Atenção: O assunto caiu na prova do ENEM de 2014 e a resposta criou uma polêmica. O gabarito oficial é letra E, mas a letra A também poderia estar correta. Veja a questão abaixo:


O texto original de onde foi extraído o esquema: http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/7933589.stm

Geólogos chineses descobrem substância orgânica em meteorito de Marte

Link para matéria completa: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2014-12-22/geologos-chineses-descobrem-substancia-organica-em-meteorito-de-marte.html

Trecho: Os investigadores encontraram vestígios de materiais orgânicos juntamente com elementos químicos como azoto (nitrogênio), enxofre e fósforo, com estrutura semelhante à do carvão existente na Terra.
Essas substâncias foram encontradas no meteorito Tissint, que deve ter se separado de Marte há 700 mil anos, após a colisão de um asteroide.
O Tissint caiu como uma bola de fogo em Marrocos, em julho de 2011, e, após meses de observação e análise dos fragmentos que o compunham, um grupo internacional de cientistas determinou que era procedente do planeta vizinho.

Japão atrasa por tempo indeterminado armazenamento de resíduos de Fukushima

Link para matéria completa: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2014-12-22/japao-atrasa-por-tempo-indeterminado-armazenamento-de-residuos-de-fukushima.html

Trecho: As autoridades tinham previsto começar a transferir os resíduos para depósitos nucleares em janeiro próximo, data que foi adiada de forma indefinida dadas as dificuldades em encontrar uma localização para as instalações, segundo a Agência Kyodo.
O governo central e os governos locais entraram em acordo para construir depósitos temporários destinados a abrigar os materiais radioativos nas localidades costeiras de Futaba e Okuma, as mais próximas da central nuclear, mas não chegaram a acordo com os proprietários dos terrenos escolhidos, informaram fontes governamentais à Kyodo.
Os materiais radioativos deveriam permanecer nessas instalações durante um prazo de 30 anos e depois seriam transferidos para depósitos permanentes de alta segurança, cuja localização ainda não foi definida.

Doenças do século 19 ainda são desafios para a saúde pública

Link para matéria completa: http://igual.ig.com.br/redh/doencas-do-seculo-19-ainda-sao-desafios-para-a-saude-publica/

Trecho:  Pesquisa da Fiocruz mostra que dengue, doença de Chagas, malária e tuberculose são algumas das doenças negligenciadas pelo país.
O mesmo Sistema Único de Saúde (SUS) que fez mais de 22 mil cirurgias de transplantes de órgão e lida diariamente com doenças relacionadas a um novo estilo de vida imposto pela modernidade do século 21 – corrido e ao mesmo tempo sedentário, ainda precisa prestar atendimento a pessoas com enfermidades que se expandiram desde o século 19. De acordo com a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Tânia Araújo Jorge, as chamadas “doenças negligenciadas” têm um determinante social muito forte e suas sequelas alimentam o círculo da pobreza.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Países chegam a consenso em Conferência do Clima em Lima

Link para texto completo: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2014-12-14/paises-chegam-a-consenso-em-conferencia-do-clima-em-lima.html

Trecho: Cento e noventa países concordaram neste domingo (14) com as bases de um acordo global a ser definido em 2015 com o objetivo de combater as mudanças climáticas em meio a alertas que ações bem mais duras serão necessárias para limitar as elevações das temperaturas globais.
Segundo o acordo alcançado em Lima, governos terão que apresentar planos nacionais para controlar as emissões de gases do efeito estufa até um prazo informal de 31 de março de 2015 para formar a estrutura de um acordo global a ser fechado em uma cúpula em Paris daqui a um ano.

O Greenpeace a as Linhas de Nazca

Link para texto completo: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2014-12-12/peru-processa-greenpeace-por-invasao-as-linhas-de-nazca.html

Trecho: A ação ocorreu em área estritamente proibida, ao lado da figura de um beija-flor, onde colocaram letras gigantes de tecido amarelo com a frase "Time for Change! The Future is Renewable" (É Tempo de Mudar! O Futuro É Renovável!), segundo informações do Ministério da Cultura do Peru.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Relaxamento do Bloqueio Comercial entre EUA e Cuba

Links para matérias:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/12/1563666-obama-anuncia-nova-politica-para-cuba-apos-fracasso-do-isolamento.shtml
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-12-17/acompanhe-o-anuncio-sobre-possivel-mudanca-nas-relacoes-entre-cuba-e-eua.html
http://minasgerais.ig.com.br/?url_layer=2014-12-17/1962590.html
http://minasgerais.ig.com.br/?url_layer=2014-12-17/1962631.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-12-17/papa-francisco-e-responsavel-por-intermediar-reaproximacao-de-eua-e-cuba.html
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,eua-e-cuba-decidem-reatar-relacoes-depois-de-53-anos,1608885
http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/12/17/interna_internacional,600397/eua-anunciam-aproximacao-historica-de-cuba.shtml

Trecho: Os Estados Unidos e Cuba iniciaram uma aproximação histórica nesta quarta-feira para retomar os laços diplomáticos e aliviar as cinco décadas de embargo comercial americano contra seu vizinho comunista. Na sequência de uma troca de prisioneiros, autoridades americanas informaram que o presidente Barack Obama estava pronto para negociar os termos para reabrir a embaixada dos Estados Unidos em Cuba, que está fechada desde 1961.
Autoridades americanas declararam que o papa Francisco, o primeiro pontífice da América Latina, desempenhou um papel fundamental na mediação da reaproximação. Os Estados Unidos impuseram um embargo comercial contra Cuba - o inimigo da Guerra Fria mais próximo de sua costa - em 1960 e os dois países não têm relações diplomáticas desde 1961.
O embargo prejudica a economia da ilha caribenha, mas não conseguiu derrubar o governo comunista liderado pelos irmãos Castro.

sábado, 13 de dezembro de 2014

OMS deve aprovar primeira vacina contra malária em 2015

Link para matéria completa: http://www.onortao.com.br/noticias/oms-deve-aprovar-primeira-vacina-contra-malaria-em-2015,30330.php

Trecho (leia a matéria completa): O combate contra a malária ganhará um capítulo inédito em 2015. A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai analisar o uso da primeira vacina contra a doença, que promete mudar de forma radical a estratégia internacional para lidar com a infecção parasitária, que, apenas em 2013, matou quase 600 mil pessoas no mundo. O imunizante, porém, não será eficiente contra o parasita que atua na América Latina e, se aprovado, terá sua implementação reservada para a África e Ásia, onde estão 90% dos casos.
O diretor do Programa da OMS contra a Malária, Pedro Alonso, indicou à reportagem que uma vacina produzida pela GSK já passou por todos os testes e agora aguarda um sinal verde por parte da agência da ONU para poder ser comercializada e recomendada aos governos de todo o mundo.
Segundo ele, a proteção da vacina não será ainda completa, mas pode ter um impacto "significativo". "Trata-se de uma vacina de primeira geração. A proteção é de cerca de 45% e 50%, mas isso já é um passo enorme", explicou.
A GSK desenvolveu a dose graças ao financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates e se concentrou em produzir uma vacina que atue contra o Plasmodium falciparum, o parasita mais frequentemente encontrado na África. Não é o mesmo mosquito que afeta as Américas e, portanto, a recomendação não valerá para o Brasil.

Observação: Plasmodium falciparum (febre terçã maligna) também existe no Brasil, mas não é a espécie prevalente. A maior responsável pelos nossos casos de malária é P. vivax (febre terçã benigna).

Rolezinho aparece como tema de redação do ENEM para pessoas privadas de liberdade.


Esperado como um dos temas possíveis de redação para o ENEM tradicional (como indicado aqui no blog), o tema Rolezinho aparece na prova do ENEM PPL (2a aplicação).

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dieta para reduzir gás emitido por vacas e bois

Link para matéria completa: http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/ciencia/2014/07/19/interna_ciencia,122303/dieta-para-reduzir-gas-emitido-por-vacas-e-bois.shtml

Trecho: Dietas especiais com pastagens mais jovens, a inclusão de certos óleos e a implementação de sistemas silvopastoris podem contribuir para reduzir o metano – segundo maior emissor de gases de efeito estufa, depois das atividades humanas – produzido pelo gado bovino, de acordo com cientistas colombianos. Assim, os especialistas recomendam o uso de forragens mais jovens, já que o pasto mais tenro produz menor quantidade de gases por unidade de alimento consumido ou fermentado. Exemplo disso são as dietas à base da leguminosa forrageira Lotus tenuis (cornichão larranaga), que produzem 30% menos gás metano.
Incorporar diferentes tipos de óleos na alimentação dos ruminantes também permite reduzir as emissões de metano, afirmaram os cientistas.
Segundo o professor Roberto García, da UN em Palmira, Oeste da Colômbia, os sistemas de pastoreio atuais, que degradaram os solos, devem ser mudados, aproveitando o que a natureza oferece para se conseguir um equilíbrio nos ecossistemas. “Devemos evitar as pradarias onde só há pasto e promover o desenvolvimento de outro tipo de vegetação”, destacou.
Bois e vacas emitem gás metano quando arrotam, o que fazem duas vezes por minuto, e expulsam flatulência. Uma vaca adulta pode gerar gás metano equivalente ao CO2 gerado em um dia por um carro, segundo estatísticas divulgadas pelo UN Periódico.

sábado, 26 de julho de 2014

Novas tecnologias entram no corpo humano

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/07/24/interna_tecnologia,551503/novas-tecnologias-entram-no-corpo-humano.shtml

Trecho: Uma câmera em miniatura engolida como se fosse um comprimido, um microcircuito fixado no olho, um pâncreas artificial: as tecnologias de vanguarda invadem o corpo humano para diagnosticar, tratar e curar.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA!!!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Febre chikungunya tem sinais que lembram dengue; conheça doença

Link para matéria completa: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/07/chikungunya-tem-sintomas-parecidos-com-dengue-conheca-doenca.html

Trecho: A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.
Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, ela pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Este ano, já houve 20 casos da infecção notificados no Brasil desde maio, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas, até o momento, todos são importados: 19 pacientes contraíram o vírus no Haiti e um, na República Dominicana. Isso significa que não há evidências de que o vírus esteja circulando entre os mosquitos do país.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a maioria dos casos são de pessoas que fazem parte da missão brasileira no Haiti: soldados, missionários e profissionais da saúde. Os pacientes são dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Paraná. 

Leia a matéria completa no link fornecido acima.

sábado, 19 de julho de 2014

Estudo aponta riscos de meningite transmitida por moluscos

Link para matéria completa: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/estudo-aponta-riscos-de-meningite-transmitida-por-moluscos

Trecho: Uma nova forma de meningite está se espalhando pelo Brasil nos últimos anos e exige atenção das autoridades do setor de saúde. Transmitida principalmente por moluscos, incluindo o caramujo gigante africano, a infecção é causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis. Chamada de meningite eosinofílica ou angiostrongilíase cerebral, ela já foi diagnosticada em seis Estados. 
Originário da Ásia, o A. cantonensis foi associado a um caso de meningite pela primeira vez no território brasileiro em 2006. Desde então, foram confirmados 34 casos da infecção, com um óbito. 
Um dos autores da pesquisa, o médico Carlos Graeff-Teixeira, da PUC-RS, afirma que a chegada da doença era esperada por causa das características do verme. "Esse parasito é próprio de roedores, especialmente da ratazana, um animal que tem capacidade de sobreviver em praticamente qualquer ambiente e também costuma viajar nos navios. O aumento do transporte marítimo entre os países propicia a introdução do verme em novas áreas", explica.
No Brasil, a disseminação do parasito é favorecida pelo grande número de moluscos, em especial da espécie Achatina fulica - o chamado caramujo gigante africano. Introduzido no Brasil na década de 1980, o caramujo gigante africano é encontrado hoje em 25 Estados e no Distrito Federal. A única área do país onde o molusco ainda não foi identificado é o Estado do Rio Grande do Sul.

Medidas de prevenção
No sudeste da Ásia, o hábito de comer moluscos crus é um dos principais fatores para a disseminação da meningite eosinofílica. Já no Brasil, a infecção costuma ocorrer por meio da ingestão acidental destes animais ou do muco liberado por eles. O consumo de verduras, legumes e frutas crus sem a higienização adequada também pode levar à infecção, uma vez que os moluscos liberam muco sobre os alimentos e também podem acabar sendo cortados e ingeridos despercebidamente junto com saladas ou temperos.
Apanhar os caramujos é a principal medida recomendada para eliminá-los. Os próprios moradores podem fazer a limpeza de quintais e hortas infestados, adotando medidas de precaução. É obrigatório, porém, evitar o contato dos moluscos com as mãos. "Na ausência de luvas, pode-se usar um saco plástico para proteger a pele", ensina a bióloga Silvana Thiengo, uma das autoras do artigo.
Os animais e ovos recolhidos devem ser colocados em um recipiente, como balde ou bacia, e submersos em solução preparada com uma parte de hipoclorito de sódio (água sanitária) para três de água.Após 24 horas de imersão, a solução pode ser dispensada e as conchas devem ser colocadas em um saco plástico e descartadas no lixo comum.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Epidemia de ebola na África Ocidental está fora de controle, diz MSF

Link para matéria completa: http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,epidemia-de-ebola-na-africa-ocidental-esta-fora-de-controle-diz-msf,1516857

Trecho: A epidemia de ebola na Guiné, Libéria e Serra Leoa está fora de controle e vai exigir enormes recursos dos governos e agências para evitar uma maior disseminação, disse a organização Médicos Sem Fronteiras nesta segunda-feira.
Na semana passada a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que desde fevereiro o número de mortes chegou a 337. Este é o surto com o maior número de vítimas fatais desde que o ebola surgiu pela primeira vez em 1976.
A doença ainda não havia ocorrido nessa região da África, e as pessoas ainda estão assustadas e veem com desconfiança os serviços de saúde. Isso torna mais difícil controlar o surto, informou a MSF em um comunicado.

Não deixe de ler a matéria completa!

Vacina contra a dengue consegue 56% de proteção

Link para matéria completa: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/07/1484173-vacina-contra-a-dengue-consegue-56-de-protecao.shtml

Outro link: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,vacina-reduz-em-85-n-de-casos-hemorragicos,1526782

Comentário: O estudo contou com cerca de 10000 crianças, onde cerca de 6800 receberam a vacina e 3400, um placebo. Os resultados são promissores, mas ainda insuficientes para que a vacina seja aprovada. O resultado mais interessante foi a redução de cerca de 88% de casos de dengue hemorrágica. As proteções maiores (na faixa de 75%) ocorreram para os subtipos 3 e 4 da dengue.

Estudioso reconstrói Capitanias Hereditárias e afirma que livros escolares estão errados

Link para matéria completa: http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/estudioso-reconstroi-capitanias-hereditarias-e-afirma-que-livros-escolares-estao-errados-read-more-httpoglobo-globo-comsociedadeeducacaoestudioso-reconstroi-capitanias-hereditarias-afirma-que/

Trecho: Membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, o engenheiro Jorge Cintra fez uma descoberta que pode mudar os livros escolares. Em um artigo recente, ele contesta o mapa das Capitanias Hereditárias eternizado por Francisco Adolfo de Varnhagen, considerado o pai da historiografia nacional, e propõe mudanças significativas no seu desenho. A partir de documentos da época, Cintra, que leciona na Escola Politécnica da USP, conseguiu reconstruir com maior exatidão os limites das porções de terra doadas, entre 1534 e 1536, pela Coroa Portuguesa a comerciantes e nobres lusitanos.
O sistema de Capitanias Hereditárias, que já havia sido utilizado com relativo sucesso na África, dividiu o território em 15 partes e pretendia viabilizar a exploração das riquezas do “Novo Mundo”. As terras tinham como limites o Oceano Atlântico, a Leste, e o Tratado de Tordesilhas, a Oeste. Após recuperar, analisar minuciosamente as cartas de doação e de notar detalhes que passaram despercebidos por Varnhagen em mapas da época, Cintra assegura que, no Norte, a divisão das fronteiras não foi feita de acordo com paralelos, e sim através de meridianos.



quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ibama autoriza o abate de javalis e de javaporcos em todo o país

Link para matéria completa: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/06/ibama-autoriza-o-abate-de-javalis-e-de-javaporcos-em-todo-o-pais.html

Trecho: Os javaporcos nasceram do cruzamento do javali com o porco doméstico. Eles foram trazidos da Europa para a América do Sul, principalmente a Argentina e o Uruguai, e chegaram ao Brasil pelo Rio Grande do Sul.
Para conter o crescimento populacional, o Ibama autorizou o abate do animal em todo o território nacional, mas os produtores rurais devem obedecer algumas normas antes da caça.
O javaporco abatido não pode ser transportado de um lugar para outro, a carne do animal também não deve ser consumida, nem comercializada. "Não é uma caça, é um controle populacional", explica Eliseo Ribeiro, chefe do escritório do Ibama de Assis.

Modificado a partir de informações da wikipédia: "O javaporco é uma subespécie animal originária do cruzamento entre o porco doméstico (Sus scrofa domesticus) e o javali (Sus scrofa scrofa).O animal costuma viver em bandos e tem hábitos noturnos. Possui hábitos alimentares similares ao do javali: é omnívoro, com preferência por vegetais como raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes. Costumam cavocar a terra em busca de alimento e também invadem terras cultivadas, causando prejuízos a produtores rurais. O javaporco pode pesar até 250kg.
Originário da Ásia, Europa e norte da África, o javali selvagem é encontrado no Brasil em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nessas regiões, alguns bichos acabaram encontrando porcas domésticas e cruzando com elas, o que originou o javaporco.
O animal se espalhou principalmente pelo interior de São Paulo, onde onde causa danos em culturas e florestas. Há registros do bicho inclusive na mata atlântica."

Outros links: 




sexta-feira, 6 de junho de 2014

Nova vacina em teste aprisiona parasita da malária

Link para matéria completa: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2014-05-23/nova-vacina-em-teste-aprisiona-parasita-da-malaria.html

Trecho: Cientistas que pesquisam uma vacina contra a malária, que mata uma criança por minuto na África, desenvolveram uma nova e promissora abordagem que pretende aprisionar os parasitas que causam a doença nos glóbulos vermelhos que infectam.
Os pesquisadores disseram na quinta-feira (22) que uma vacina experimental baseada nesta ideia protegeu ratos em cinco testes e será testada em macacos de laboratório nas próximas quatro a seis semanas.
Segundo o diretor do Centro para Pesquisas Internacionais de Saúde do Hospital de Rhode Island, Jonathan Kurtis, se os testes com os macacos correrem bem, o chamado teste clínico Fase I que testará a vacina em um pequeno grupo de pessoas poderá começar em um ano e meio.
Usando amostras de sangue e dados epidemiológicos coletados de centenas de crianças na Tanzânia, onde a malária é endêmica, os pesquisadores isolaram uma proteína, chamada PfSEA-1, que os parasitas precisam para escapar de dentro dos glóbulos vermelhos que infectam quando causam malária.
Em seguida, os pesquisadores descobriram que os anticorpos enviados pelo sistema imunológico do corpo para agir contra a proteína conseguiram aprisionar os parasitas dentro dos glóbulos vermelhos, impedindo a progressão da doença.

Aquecimento global danifica corais vitais para pequenos países-ilha, diz ONU

Link para matéria completa: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2014-06-05/aquecimento-global-danifica-corais-vitais-para-pequenos-paises-ilha-diz-onu.html

Trecho: O aquecimento global está causando trilhões de dólares em danos aos recifes de coral, agravando os riscos para os pequenos países insulares tropicais ameaçados pela elevação do nível do mar, afirma um relatório da ONU divulgado nesta quinta-feira (5).
Para algumas ilhas do Pacífico Ocidental, o aumento do nível do mar foi quatro vezes maior que a média mundial, com elevação de 1,2 centímetro por ano de 1993 a 2012 devido a mudanças nos ventos e correntes, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma.
O estudo, divulgado para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente das Nações Unidas, em 5 de junho, assinala que o aquecimento das águas do Oceano Índico para o Caribe estava danificando recifes, matando os animais minúsculos que formam os corais.
"Estas 52 nações, lar de mais de 62 milhões de pessoas, emitem menos de 1 por cento dos gases de efeito estufa globais, mas elas sofrem desproporcionalmente com as mudanças climáticas que as emissões globais causam", disse Achim Steiner, o diretor-executivo do Pnuma.
"Algumas ilhas podem se tornar inabitáveis e outras enfrentam a perda potencial da totalidade de seus territórios", disse o estudo.
A perda dos corais está trazendo um prejuízo de trilhões de dólares por ano dos serviços proporcionados pela natureza, geralmente considerados gratuitos. Os corais são berçários para muitos tipos de peixes, eles ajudam a proteger as costas de tempestades e tsunamis e também atraem turistas.

domingo, 1 de junho de 2014

Explosão em aterro sanitário mata um e pode afetar o solo

Link para matéria completa: http://www.otempo.com.br/cidades/explos%C3%A3o-em-aterro-sanit%C3%A1rio-mata-um-e-pode-afetar-o-solo-1.854454

Trecho: Conforme o tenente do Corpo de Bombeiros Cristiano Soares, testemunhas relataram que Irismar Pereira dos Santos, 50, entrou no veículo para aterrar uma carga de aerossóis. Quando passou por cima dos frascos vazios, houve uma explosão. Santos morreu carbonizado. O resultado da perícia da Polícia Civil que apontará a causa do acidente sairá em 30 dias.
A explosão, conforme o militar, pode ter sido o resultado de uma reação química entre o gás que resta nos frascos e o gás acumulado no solo. Outra possibilidade é de as rodas do veículo terem pressionado o gás, que é inflamável, causando as chamas. O tenente informou que frascos de aerossóis foram arremessados a até 200 metros do local, o que gerou pequenos focos de incêndio. Cerca de 25 homens trabalharam para controlar as chamas e aterrar o material para evitar novas explosões.

domingo, 11 de maio de 2014

Morte recente de brasileira em voo reacende debate de como o corpo funciona dentro da cabine

Link para matéria completa: http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2014/05/11/noticia_saudeplena,148598/morte-recente-de-brasileira-em-voo-reacende-debate-de-como-o-corpo-fun.shtml

Trecho: As estatísticas mostram que a maioria dos problemas ocorre depois de quatro horas de voo. O mais comum é haver desmaio. Segundo Vânia, a suspeita é de que o corpo não tenha conseguido se adaptar à falta de oxigenação e haja expansão de gases no organismo. As mortes em aeronave são mais raras. Em quase todas as companhias aéreas do mundo, são registrados, em média, três casos por ano. Geralmente, os passageiros apresentavam doença prévia. “Para quem é saudável, as condições de voo não fazem nenhuma diferença. Todas as mortes a bordo envolvem pessoas doentes, que não deveriam estar dentro do avião, e sim no hospital ou no transporte aeromédico”, pontua a presidente da SBMA. A nefrologista acrescenta que aeroporto é lugar de morte súbita, pois anda-se muito e carrega-se peso. Para um passageiro com angina, por exemplo, é alta a chance de sofrer um infarto em um ambiente com baixa oxigenação depois do estresse físico.


Leia mais: Síndrome da Classe Econômica (clique AQUI)
Trecho: A permanência na posição sentada em vôos longos provoca acúmulo de líquidos nos membros inferiores e pode causar inchaço nas pernas e nos pés. Na pior das hipóteses, pode ocorrer trombose venosa profunda, também chamada de "síndrome da classe econômica".
Nesse caso, formam-se coágulos nas veias profundas das pernas e, quando a pessoa se levanta, eles podem se desprender e se deslocar pelo corpo, atingindo um órgão. Mulheres que usam anticoncepcionais orais --que interferem no processo de coagulação--, quem já teve algum tipo de trombose e quem ficou muito tempo acamado e viaja em seguida são mais propensos ao problema.
Os médicos apontam como causa desse tipo de problema o espaço pequeno entre uma poltrona e outra na classe econômica, o que impede o passageiro de se movimentar, prejudicando a circulação venosa principalmente nos membros inferiores.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Transplante de células para curar o coração está perto de se tornar realidade

Link para a matéria completa: http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2014/05/06/noticia_saudeplena,148515/transplante-de-celulas-para-curar-o-coracao-esta-perto-de-se-tornar-re.shtml

A possibilidade fica cada vez mais concreta com os resultados de estudos recentes sobre regeneração cardíaca. Em um deles, o uso de estruturas embrionárias humanas em macacos melhorou em 40% áreas danificadas por infarto.

Clique para ampliar. Fonte: www.em.com.br (Estado de Minas)

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Erosão é mais perigosa às cidades costeiras do que a elevação do mar, diz estudo

Link para matéria completa: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2014-04-30/erosao-e-perigo-maior-as-cidades-costeiras-do-que-a-elevacao-do-mar-diz-estudo.html

Trecho: Em algumas partes do globo, o solo está cedendo dez vezes mais rápido que a elevação do nível da água. As causas geralmente estão relacionadas a intervenções humanas na natureza.
Décadas de extração de água fizeram, por exemplo, o solo da cidade de Tóquio ceder dois metros antes da prática ser abolida. Discursando na Assembleia geral do Sindicato Europeu de Geociência, pesquisadores disseram que outras cidades devem seguir o exemplo japonês.
Veneza, a cidade italiana, registrou uma intensa erosão no último século por causa da constante extração de água do subsolo. Quando isso parou, a erosão foi interrompida, segundo análises feitas nos anos 2000.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

UFMG testa probióticos no tratamento de doenças crônicas

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/04/28/interna_tecnologia,523077/ufmg-testa-probioticos-no-tratamento-de-doencas-cronicas.shtml

Trecho: Para entender a atuação prática do probiótico modificado geneticamente, basta analisar os testes feitos com camundongos que receberam o antígeno da esclerose múltipla. Com o passar do tempo eles perderam o movimento do rabo, das patas traseiras e posteriormente das dianteiras, até parar de andar. A paralisia ocorreu devido a uma inflamação na bainha de mielina, estrutura do sistema nervoso que permite a condução rápida de impulsos nervosos e, consequentemente, dos movimentos. Depois de submetidos a doses da bactéria que produz a proteína de choque térmico, os animais retomaram os movimentos, já que a substância atua na desinflamação da bainha. Quando a aplicação do probiótico é feita antes do surgimento da doença, os sintomas nem mesmo aparecem. Ou seja, é possível prevenir a enfermidade. Quando já são notados, eles diminuem consideravelmente”, explica a coordenadora da pesquisa, Ana Maria Caetano Faria. 
A terapia com probióticos se diferencia em relação aos tratamentos com imunossupressores por agirem no foco da inflamação. Já os medicamentos melhoram a doença, mas suprimem o sistema imunológico, o que torna a pessoa mais suscetível a infecções. Outro obstáculo no uso das drogas para tratamento da esclerose múltipla é a impossibilidade de se administrar os imunomoduladores e imunossupressores em situações como gestação, lactação, depressão, insuficiência cardíaca e hepática.

Cientifiquês - Glossário

Probióticos – micro-organismos vivos (como bactérias, fungos e leveduras) de atuação funcional benéfica no organismo, têm efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal: controle do colesterol e de diarreias e redução do risco de câncer. Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurte, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas.

Doenças autoimunesdoenças em que as pessoas têm uma reatividade imunológica aos componentes do próprio corpo, gerando inflamações, a exemplo do diabetes, da artrite reumatoide e da esclerose múltipla. Doenças inflamatórias crônicas – grupo de doenças inflamatórias de longa duração que causam lesão dos tecidos e órgãos, podendo ser de origem autoimune ou não, a exemplo da colite ulcerativa, da doença de Crohn, da obesidade, da aterosclerose e da esclerose múltipla. 

Doenças degenerativasdoenças crônicas que levam a lesões nos tecidos e órgãos e perda de função, podendo ser inflamatórias ou não, a exemplo da doença de Alzheimer, da artrose, do glaucoma, da esclerose múltipla.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Acidificação do oceano diminui instinto de sobrevivência dos peixes

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/04/14/interna_tecnologia,518833/acidificacao-do-oceano-diminui-instinto-de-sobrevivencia-dos-peixes.shtml

Trecho: A investigação analisou o comportamento dos peixes nos recifes de corais em frente à costa de Papua Nova Guiné, uma zona onde o oceano é naturalmente ácido, e descobriu que seu comportamento é mais arriscado.
"Normalmente, os peixes evitam o cheiro de um predador, é totalmente lógico. Mas neste caso se sentem atraídos por seu cheiro. É incrível", explicou à AFP um dos autores da pesquisa, o professor Philip Munday da universidade australiana James Cook.
O nível de acidificação na zona do estudo, "um laboratório natural" perfeito, segundo Munday, é comparável ao que os oceanos de todo o planeta terão ao fim deste século se não forem tomadas medidas contra as mudanças climáticas.
Cerca de 30% do dióxido de carbono emitido à atmosfera pela atividade humana termina sendo absorvido pelos oceanos, o que faz com que eles se tornem mais ácidos.

Brasil produz 1ª cabra clonada e transgênica da América Latina

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/04/15/interna_tecnologia,519264/brasil-produz-1-cabra-clonada-e-transgenica-da-america-latina.shtml

Trecho: Nasceu no dia 27 de março, em Fortaleza, a primeira cabra clonada e transgênica da América Latina. Chamada pelos cientistas de Gluca, ela possui uma modificação genética que deverá fazer com que ela produza em seu leite uma proteína humana chamada glucocerebrosidase, usada no tratamento da doença de Gaucher. Trata-se de uma doença genética relativamente rara, porém extremamente custosa para o sistema público de saúde. Segundo informações levantadas pelos pesquisadores, o Ministério da Saúde gasta entre R$ 180 milhões e R$ 250 milhões por ano com a importação de tratamentos para pouco mais de 600 pacientes com Gaucher no Brasil.

Atenção: Prazo de inscrições para o Vestibular da Puc Minas do 2º Semestre termina em 22 de abril

Link: http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2014/04/15/internas_educacao,519357/prazo-de-inscricoes-para-o-vestibular-da-puc-minas-do-2-semestre-termina-em-22-de-abril.shtml

Operação com bebê no útero

Link para matéria completa: http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-04-15/recente-no-brasil-cirurgia-fetal-ja-salvou-mais-de-uma-centena-de-bebes.html

Trecho: A primeira golfada de ar não entrou nos pequenos pulmões de Júlia, tampouco seu chorinho foi ouvido por seus pais quando a garota foi retirada do útero materno. Ainda não era a hora de nascer. Seriam apenas algumas horinhas para a chamada cirurgia fetal, procedimento essencial para que, quando o tempo certo de vir ao mundo chegasse, a menina pudesse crescer e se desenvolver conforme o esperado.
Fábia Damiani Marques estava no quinto mês de gestação quando, após uma ultrassonografia de rotina, foi informada de que seu neném não iria caminhar, comeria por meio de sondas, teria problemas cognitivos sérios e, nas palavras que a mãe ouviu, ‘vegetaria’. Resultado da mielomeningocele, uma má-formação que acontece ainda nas primeiras multiplicações celulares da gestação.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Teste da dengue dá resultado em 20 minutos

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/04/08/interna_tecnologia,516600/teste-da-dengue-da-resultado-em-20-minutos.shtml

Trecho: Todos os anos, a dengue põe em alerta as autoridades de saúde de todo o país. A doença, no entanto, ainda não conta com um teste eficaz que confirme a infecção rapidamente, o que, muitas vezes, adia o início do tratamento adequado do paciente. Uma tecnologia criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) pode tornar a confirmação quase instantânea. Um biossensor desenvolvido no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) se mostrou capaz de detectar a enfermidade em apensas 20 minutos. O teste, além de rápido, pode ser barato, com custo calculado em R$ 100.

Enchente do Rio Madeira provoca primeira morte por leptospirose

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2014/04/09/interna_nacional,517337/enchente-do-rio-madeira-provoca-primeira-morte-por-leptospirose.shtml

Trecho: A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e outros animais. Bois, porcos e cães podem adoecer e transmitir a doença ao homem. A bactéria penetra no corpo através da pele e qualquer pessoa que tiver contato com a água ou lama contaminadas poderá se infectar.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Mudança do clima altera o crescimento dos peixes

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/04/07/interna_tecnologia,515761/mudanca-do-clima-altera-o-crescimento-dos-peixes.shtml

Trecho: Na primeira pesquisa, 400 tambaquis foram divididos em quatro ambientes: as salas do microcosmos, um espaço de 25 metros quadrados. Elas fazem parte da estrutura do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (Leem) do Inpa e simulam as mudanças do clima previstas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para o ano de 2100. Para isso, as salas foram equipadas com sistema automatizado. Um sensor captava a quantidade de CO2 que, por sua vez, era decodificada por um programa de computador, apto a aumentar ou diminuir os níveis. 
Na primeira sala, a de controle, foram reproduzidos a temperatura, o nível de CO2 e a umidade iguais dos atuais – cerca de 30 graus e 380 partes por milhão (ppm) de de dióxido de carbono na atmosfera. As variações seguiram as condições naturais externas aos microcosmos, coletadas em tempo real por sensores especialmente instalados na floresta. A segunda refletiu um cenário brando, com temperatura elevada em 1,5 grau e 600ppm de CO2. Na terceira sala, foi adotado um parâmetro intermediário, com aumento de 2,5 graus e 800ppm. No último ambiente, de nível extremo, foram simulados 4,5 graus e 1.250ppm a mais.
Em cada sala, foram montados seis aquários para avaliar o crescimento e o metabolismo resultante das enzimas ômega 3 e 6, capazes de transformar gorduras saturadas em insaturadas (as mais saudáveis). Engenheira de pesca e doutoranda no Inpa, Alzira Miranda de Oliveira, responsável pelo trabalho, explica que, com o aquecimento global, a temperatura aumenta por causa dos crescentes níveis de dióxido de carbono na atmosfera, elevando o potencial do efeito estufa.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Saiba a diferença entre furacão, tufão e ciclone tropical!

O Explicando o Tempo mostra como se formam os furacões, curiosidades e a diferença entre furacão, tufão e ciclone tropical. Tudo de um jeito fácil de aprender!

domingo, 30 de março de 2014

Pesquisadores criam cromossomo sintético para leveduras

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/03/28/interna_tecnologia,512802/pesquisadores-criam-cromossomo-sintetico-para-leveduras.shtml

Trecho: O microrganismo que há milênios nos permite produzir pães e bebidas alcoólicas - e, mais recentemente, combustíveis - acaba de receber uma repaginada genética. Pesquisadores nos Estados Unidos anunciaram a produção de um cromossomo sintético funcional para o fungo Saccharomyces cerevisiae, mais conhecido como levedura ou, simplesmente, fermento.
O cromossomo sintético, construído em laboratório, é uma cópia mais enxuta do cromossomo 3 da levedura, quase 15% menor do que o original e com várias modificações embutidas. Algo equivalente à nova versão de um sistema operacional para celulares: mais leve do que o anterior e com aplicativos opcionais que podem ser ligados ou desligados de acordo com as preferências do usuário.
Quem assina embaixo do novo “software” na revista Science são pesquisadores da Universidade Johns Hopkins - incluindo dezenas de alunos de graduação, que passaram um ano e meio construindo e colando pequenos pedaços de DNA para montar o cromossomo. “Nossa pesquisa traz a biologia sintética da teoria para a realidade”, diz o pesquisador Jef Boeke, um dos autores principais do trabalho, em texto divulgado pela Universidade de Nova York (onde ele trabalha agora).
A proposta, neste caso, é reprogramar geneticamente as leveduras para capacitá-las a fazer muito mais do que fermentar pães ou secretar álcool. Leveduras transgênicas já são usadas na indústria para produção de insulina e drogas antimaláricas, por exemplo, mas cientistas acreditam que seja possível usá-las para produzir substâncias ainda mais complexas.
O cromossomo sintético criado na Johns Hopkins é o maior feito dessa área até agora. Outros grupos já haviam sintetizado genomas de bactérias e vírus, mas nunca o cromossomo inteiro de um organismo eucarioto. 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Preocupante: Epidemia de ebola chega à capital da Guiné

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/03/24/interna_internacional,511078/epidemia-de-ebola-chega-a-capital-da-guine.shtml

Trecho: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus está entre os mais contagiosos e mortais entre os humanos. Não existe qualquer tratamento ou vacina específica para a febre provocada pelo vírus ebola. A doença, que provoca febre hemorrágica, ganhou este nome de um rio no norte da República Democrática do Congo (RDC), onde foi detectado pela primeira vez em 1976, quando o país ainda se chamava Zaire. Desde então, o ebola matou pelo menos 1.200 pessoas de 1.850 casos registrados.
O vírus, da família Filoviridae (filovírus), tem cinco espécies (Zaire, Sudão, Costa do Marfim, Bundibudjo e Reston), e se transmite por contato direto com o sangue, os fluidos ou os tecidos dos indivíduos infectados.

Comentário: A elevada mortalidade, a rapidez com que o quadro se agrava e a distância dos grandes centros urbanos manteve a doença como de "baixo risco" para a humanidade. Agora, com a chegada a um centro urbano, abre-se a possibilidade de um espalhamento maior da doença, saindo do seu foco original. Sem contar que novas variantes genéticas virais podem estar por trás dessa mudança, facilitando a transmissão entre as pessoas. Realmente preocupante.

Excelente matéria: O golpe de 1964 e a ditadura militar.

Link para a matéria completa: http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2014/03/23/o-golpe-e-a-ditadura-militar/

Liguem o áudio. Cliquem nos depoimentos. Ao chegar no final da página, avance para a página seguinte.

Ecos da Guerra Fria: Rússia vê avanço dos EUA e teme ascensão da China

Link para matéria completa: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/03/1429624-analise-russia-ve-avanco-dos-eua-e-teme-ascensao-da-china.shtml

domingo, 23 de março de 2014

Pesquisadores capturam energia do asfalto de cidades para acender postes

Link para matéria completa: http://hypescience.com/pesquisadores-capturam-energia-do-asfalto-de-cidades-para-acender-postes/

Trecho: Pesquisadores desenvolveram um novo método para coletar energia solar das ruas das cidades e usá-la para acender postes ou derreter gelo, em locais mais frios.
Os cientistas da Universidade de Rhode Island, nos Estados Unidos, esperam obter a energia solar encontrada no calor que irradia das ruas de grandes cidades e usá-las para iluminar placas, acender postes e derreter gelo no inverno.
O professor Wayne Lee, que coordena o projeto, estudou diferentes formas para conseguir energia solar em grandes cidades e encontrou quatro maneiras eficientes. Segundo o professor, temos quilômetros e quilômetros de asfalto em grandes centros urbanos e o asfalto é facilmente aquecido. Se a energia e o calor desse asfalto pudesse ser coletado, poderíamos reduzir o uso de eletricidade convencional, o uso de combustíveis fósseis e diminuir o aquecimento global. Como é uma energia que, teoricamente, é desperdiçada, ela seria uma abordagem mais sustentável.
Os cientistas irão colocar células fotovoltaicas nas estradas e nos postes da região de Nova Jersey e analisar os resultados. O incrível sobre esse método é, se for provado que ele é eficiente, ele pode ser aplicado em várias cidades agora mesmo, já que a tecnologia para isso já existe.
Entre as outras idéias estão inserir tubos cheios de água sob as estradas, para que eles sejam aquecidos e impeçam a formação de gelo sobre o asfalto (causa de muitos acidentes em cidades mais frias) e colocar LEDs para iluminar as ruas da cidade. [DailyTech]

AQUECIMENTO GLOBAL: Patrimônios da humanidade vão submergir se a temperatura subir 3º C

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/03/21/interna_tecnologia,510251/patrimonios-da-humanidade-vao-submergir-se-a-temperatura-subir-3-c.shtml

Trecho: Estudo mostra que um aquecimento global da ordem de 3ºC fará com que o oceano avance sobre 136 obras consideradas patrimônios culturais da humanidade. A Estátua da Liberdade, Veneza e os centros históricos de Salvador, Olinda e São Luís estão entre os ameaçados.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Musgo na Antártica renasce após 1.500 anos congelado

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/03/18/interna_tecnologia,509054/musgo-na-antartica-renasce-apos-1-500-anos-congelado.shtml

Trecho: Um musgo na Antártica renasceu após passar mais de 1.500 anos sob uma camada de gelo, um recorde que marca o maior ciclo vital de qualquer planta conhecida, revelou um estudo feito por cientistas britânicos e divulgado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.
A pesquisa, publicada no periódico Current Biology, descreve a primeira vez que um musgo conseguiu sobreviver durante um longo período de tempo. Até agora, tinha-se o registro de um musgo que renasceu após apenas 20 anos. As bactérias eram, até então, a única forma de vida conhecida por sobreviver durante milhares, inclusive milhões de anos.
"Este experimento demonstra que organismos multicelulares, plantas neste caso, podem sobreviver a períodos de tempo muito mais longos do que se pensava anteriormente. Este musgo, parte chave do ecossistema, conseguiu sobreviver a períodos centenários ou milenares de avanço do gelo, como a Pequena Era do Gelo na Europa", disse Peter Convey, do British Antarctic Survey, um dos autores do estudo.
Os cientistas capturaram amostras das profundezas de um banco de musgos congelados na Antártica.
Eles cortaram os núcleos desta planta e os colocaram em uma incubadora, a temperaturas e níveis de luz que estimulariam seu crescimento em condições normais. Depois de algumas semanas, o musgo começou a crescer.
Técnicas de datação de carbono mostraram que as plantas originais tinham pelo menos 1.530 anos de antiguidade.
"Apesar de ser um grande salto com relação à descoberta atual, isto representa a possibilidade de formas de vida complexas sobrevivendo a períodos ainda mais longos ao permanecer presos no permafrost ou no gelo", disse Convey.

terça-feira, 18 de março de 2014

Estudo sobre células STAP publicado na Nature é questionado

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/03/14/interna_tecnologia,507973/estudo-sobre-celulas-stap-publicado-na-nature-e-questionado.shtml

Trecho: A investigação sobre a questionada publicação de um método simples de criação de células chamadas STAP, similares às células-tronco embrionárias, prossegue, indicou nesta sexta-feira o instituto Riken, cujo diretor lamentou a falta de rigor na apuração.
"Apresento nossas desculpas por esta publicação na Nature que atingiu a credibilidade da comunidade científica", declarou o diretor do Riken, o químico Prêmio Nobel Ryoji Noyori.
Ryoji Noyori também lamentou a falta de seriedade e responsabilidade na forma como estes trabalhos foram apresentados.
Esta tese apresentava um método de criação de células indiferenciadas que poderiam revolucionar a medicina regenerativa para tratar diversas doenças, como os diversos tipos de câncer.
A decisão final de conservar ou anular a publicação, na qual podem existir irregularidades, está sendo estudada pelo Riken, mas, no momento, "nós a confiamos à revista Nature, devido ao fato de que não foi obtido o consenso dos autores", explicou o biólogo Masatoshi Takeichi, diretor do setor envolvido deste instituto de pesquisa público e superior hierárquico da pesquisadora autora da tese, Haruko Obokata.
Takeichi informou que considera "que o artigo em questão deve ser retirado" e afirmou que três dos autores, incluindo a principal, estão de acordo.

Telhados verdes refrescam a cidade e combatem o aquecimento global

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/03/17/interna_tecnologia,508314/telhados-verdes-refrescam-a-cidade-e-combatem-o-aquecimento-global.shtml

Trecho: Uma das muitas consequências desagradáveis da expansão urbana é o aumento das temperaturas nas grandes cidades, um efeito conhecido como ilhas de calor. Como a liberação de gases responsáveis pelo efeito estufa e o avanço do concreto sobre as áreas verdes não tendem a diminuir, pesquisadores buscam alternativas para contornar esse problema. Um estudo publicado recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas) aponta que uma forma eficaz de lidar com a questão é investir nos telhados verdes e frios.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Gás carbônico na atmosfera atinge nível recorde e passa marco simbólico

(Notícia do ano passado, mas extremamente importante.)

Link para matéria completa: http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/05/10/gas-carbonico-na-atmosfera-atinge-nivel-recorde-e-passa-marco-simbolico.htm

Trecho: Os níveis de gás carbônico (CO2) na atmosfera atingiram um recorde, informou o NOAA (centro americano de controle da atmosfera) nesta sexta-feira (10). Pela primeira vez, foi registrada uma concentração diária maior do que 400 partes por milhão de dióxido de carbono no ar.
Segundo os pesquisadores, a última vez que os níveis atingiram esse valor ocorreu há milhões de anos. O gás é o principal causador do aquecimento global, que gera mudanças climáticas bruscas, como fortes tempestades, além de verões e invernos mais rigorosos.
Em 9 de maio, a concentração média diária de CO2 na atmosfera de Mauna Loa, no Havaí, ultrapassou 400 partes por milhão (ppm), pela primeira vez desde que as medições começaram em 1958. Este é um marco importante porque Mauna Loa é o local de referência mundial primária para monitorar o aumento deste gás.

Comentário: Tirando as brincadeiras sobre a casa de Papai Noel, o assunto é muito sério e merece nossa atenção.

Outros links: 

Interessante: Acompanhe as medições de Mauna Loa, diariamente no link http://www.esrl.noaa.gov/gmd/ccgg/trends/weekly.html

Atualizando em 13 de março de 2014: Cruzes! Parece até premonição. Coloquei o tópico ontem e hoje vem a informação que novamente foi atingido o nível de 400 ppm, exatamente ontem: March 12 - 400.62 


quarta-feira, 12 de março de 2014

Garoto de 13 anos é o mais jovem a construir reator nuclear


Trecho: O estudante inglês Jamie Edwards, de apenas 13 anos, acaba de construir um reator nuclear. O reator foi ligado durante uma feira de ciências escolar, fazendo de Jamie a pessoa mais jovem do mundo a fazer uma fusão atômica bem-sucedida.
Ele fez dois átomos de hidrogênios se chocarem, criando hélio por meio de uma fusão nuclear. Para comprar as peças e construir o reator, ele usou o dinheiro que ganhou de Natal e contou com ajuda do diretor da escola.
O recorde anterior pertencia a um americano, que criou um reator nuclear na garagem de sua casa com apenas 14 anos.

Comentário: Notícia replicada em vários sites, quase sempre com as mesmas palavras e poucos detalhes sobre a façanha. Afinal de contas, não é tão fácil identificar 1, 2 ou 3 átomos isolados. Não sei não, mas essa história me lembra muito o caso da "fusão nuclear a frio" (ver em http://super.abril.com.br/ciencia/misterio-fusao-frio-439092.shtml).

Outro link com mais explicações: http://www.tecmundo.com.br/fisica/52111-garoto-de-13-anos-quebra-recorde-mundial-ao-criar-um-reator-nuclear.htm

terça-feira, 11 de março de 2014

Hospital Vila da Serra confirma superbactéria em paciente isolado na UTI

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/03/11/interna_gerais,506750/hospital-vila-da-serra-confirma-superbacteria-em-paciente-isolado-na-uti.shtml

Trecho: Informações sobre a KPC
A superbactéria KPC foi identificada em um hospital da Carolina do Norte (EUA) em 2001. No Brasil, ela foi detectada pela primeira vez em 2006. Em 2010, um surto da KPC provocou 18 mortes no Distrito Federal. A KPC pode causar pneumonia, infecções sanguíneas no trato urinário e feridas cirúrgicas, sintomas que podem evoluir para o quadro de infecção generalizada e provocar a morte do paciente. Pessoas debilitadas, com doenças crônicas e imunidade baixa, submetidas a longos períodos de internação hospitalar (inclusive em UTIs) correm maior de contrair infecções.

segunda-feira, 10 de março de 2014

País constrói hidrelétricas sem reservatório e pode precisar da energia nuclear

Link para matéria completa: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2014-03-10/pais-constroi-hidreletricas-sem-reservatorio-e-pode-precisar-da-energia-nuclear.html

Trecho: Pesquisas e estudiosos do assunto concluem que, sob o comando de Dilma Rousseff - hoje presidente e no passado ministra de Minas e Energia -, o setor energético resolveu problemas cruciais, como a reformulação dos leilões, mas "deu um tiro no pé” ao optar pela construção de hidrelétricas sem reservatório. A consequência foi apelar para a produção de energia poluente para compensar a falta de água, o que deve culminar com a utilização de energia nuclear em um futuro não muito distante.
Do total de 42 hidrelétricas leiloadas entre 2000 e 2012, apenas dez têm reservatórios, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os outros 32 empreendimentos são de usinas a “fio d’água” – sem capacidade de guardá-la para geração de eletricidade nos períodos secos.

sábado, 8 de março de 2014

Quem não dorme não aprende

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/03/06/interna_tecnologia,504936/quem-nao-dorme-nao-aprende.shtml

Trecho: Esse misterioso período do dia, quando o homem se desliga do ambiente real e mergulha em um universo desconhecido, ainda é pouco compreendido. Nas cerca de oito horas em que fica mentalmente distante do que ocorre a sua volta, o indivíduo se torna mais vulnerável às ameaças que o cercam, daí uma das dificuldades que se tem para entender como, do ponto de vista evolutivo, dormir pode ser vantajoso.
Pesquisador do Centro de Sono e Consciência da Universidade de Wisconsin, Giulio Tononi explica que esse é o “preço a ser pago” para aprender e memorizar. “Quando estamos acordados, as conexões entre as células nervosas se fortalecem por todo o cérebro, aumentando a necessidade de energia e saturando o órgão com as novas informações. Dormir permite que o cérebro ‘apague’, o que vai ajudar a agregar o material recém-aprendido às memórias consolidadas. Depois disso, estamos prontos para começar tudo de novo no dia seguinte”, diz. O psiquiatra é coautor de uma pesquisa publicada na revista especializada Neuron, na qual tenta explicar as razões por trás da necessidade de dormir.

Capivaras da Pampulha ficarão isoladas até conclusão de exames sobre contágio por maculosa

Trecho: Aproximadamente 250 capivaras que vivem na orla da Lagoa da Pampulha vão ficar temporariamente cercadas em uma área que pertence ao parque ecológico, na mesma região, até que sejam conhecidos os resultados de exames veterinários feitos nos animais. Apenas depois da conclusão do checape – cujo principal objetivo é definir se os roedores são reservatórios da bactéria causadora da febre maculosa – as capivaras sadias serão encaminhadas a uma área definida pela administração municipal.
A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O vetor, que se alimenta de sangue, pode ser encontrado em animais de grande porte, como cavalos, mas também em cães, aves domésticas e roedores. Entre esses últimos, a capivara é considerado o maior dos reservatórios naturais. Segundo médicos, para que haja transmissão da doença a humanos, o transmissor infectado precisa permanecer pelo menos quatro horas fixado na pele. Por isso, carrapatos de menor tamanho são os mais perigosos, pois são mais difíceis de ser vistos. Os sintomas começam repentinamente e no conjunto se confundem com os de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, falta de apetite e desânimo, seguidos do surgimento de manchas avermelhadas na pele, que crescem e tornam-se salientes. Não há vacina. O tratamento, com antibióticos, precisa ser administrado no período inicial da doença.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Filósofos Modernos

Link para trabalho: http://pedagogia.tripod.com/modernos.htm

Trecho introdutório: 
Dentro da educação brasileira, tão amplamente discutida e revista em nossos tempos, podemos encontrar uma vasta carteira bibliográfica de utilização indiscriminada e totalmente livre de pré-conceitos por partes dos responsáveis pela seleção do material didático nas escolas, tanto públicas quanto particulares. Muito material de excelente qualidade, assim como muitos outros de qualidade duvidosa, está disponível. O livro "O Mundo de Sofia" de Jostein Gaardner, é um destes livros que prendem seu leitor desde o primeiro momento, e é apontado por muitos como uma das mais importantes obras bibliográficas em filosofia de nossa época. Sua leitura é fácil, e o fato de tratar de um romance ajuda a prender a atenção do leitor para o verdadeiro objetivo do livro, que é passar uma visão geral da filosofia através dos tempos.
Neste trabalho buscamos, a partir de uma lista pré-estabelecida de filósofos e correntes filosóficas, estabelecer um paralelo entre esta obra de Gaardner com o livro "As Escolas Filosóficas Através dos Tempos" de Henrique Perdigão, obra esta datada de 1942.
As diferenças encontradas, tanto em forma quanto em conteúdo, não são nenhuma surpresa posto a diferença cronológica dos lançamentos. No desenvolvimento deste trabalho estaremos relacionando os pontos principais dos referidos temas de ambos os livros.

Alzheimer pode matar tanto quanto câncer nos EUA

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/03/05/interna_internacional,504896/alzheimer-pode-matar-tanto-quanto-cancer-nos-eua.shtml

Trecho: Muitas mortes pelo Mal de Alzheimer não são registradas nos Estados Unidos, revela um estudo divulgado nesta quarta-feira na revista "Neurology", acrescentando que a doença pode estar deixando tantas vítimas quanto o câncer, ou as afecções cardíacas.
Hoje, o Alzheimer é a sexta causa de morte nos Estados Unidos, segundo dados dos centros federais para o controle e a prevenção de doenças (CDCs, na sigla em inglês). Essa lista é liderada pelas doenças cardíacas, seguidas pelo câncer.
Os pesquisadores desse estudo acreditam, porém, que as mortes ligadas ao Alzheimer possam ser até seis vezes mais comuns do que se pensa.
"O Mal de Alzheimer e outras demências são registrados de maneira deficiente nos atestados de óbito e nos boletins médicos", disse o autor do estudo, Bryan James, do centro médico da Universidade Rush de Chicago.

Analgésico indicado para grávidas pode prejudicar o cérebro do bebê

Link para matéria completa: http://blogs.estadao.com.br/pilulas/analgesico-indicado-para-gravidas-pode-prejudicar-o-cerebro-dos-bebes/

Trecho: Um estudo científico publicado nesta terça-feira, dia 25, questiona a segurança do paracetamol (acetaminofeno), presente em muitos analgésicos comuns, para mulheres grávidas. Seu uso na gestação poderia afetar o cérebro do bebê em formação.
É a primeira vez que a substância, comercializada em medicamentos desde a década de 1950 e indicada frequentemente para gestantes, aparece relacionada a um risco aumentado de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) em crianças cujas mães fizeram uso do remédio pelo menos uma vez durante a gestação.
O alerta sobre o paracetamol está em um relatório da revista de pediatria do Jornal da Associação Médica Americana (Jama), assinado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Fielding, um departamento da Universidade da Califórnia (UCLA), e por cientistas da Universidade de Aharus, na Dinamarca.
O estudo levou em conta 64.322 mães e filhos que haviam participado de um levantamento entre 1996 e 2002. Mais da metade dessas mulheres tomou paracetamol ao menos uma vez na gravidez.
Os pesquisadores descobriram que as mulheres grávidas que tomaram o medicamento tiveram um risco 37% maior de ter filhos com uma forma severa de TDAH (transtorno hiperquinético), em comparação com as mulheres grávidas que não usaram o analgésico. Além disso, as que foram medicadas tiveram 29% mais probabilidades de ter filhos aos quais foram prescritos remédios para o TDAH e 13% mais risco de ter crianças com sintomas similares aos do TDAH aos 7 anos.
Quanto maior o tempo durante o qual o paracetamol foi tomado, mais forte a associação com o TDAH. O risco de transtorno hiperquinético subiu mais de 50% em crianças cujas mães tinham usado a medicação por mais de 20 semanas na gravidez.

Vírus gigante renasce da tundra gelada da Sibéria

Link para matéria completa: http://m.estadao.com.br/noticias/vidae,virus-gigante-renasce-da-tundra-gelada-da-siberia,1137269,0.htm

Trecho: "Sabemos que esses vírus não perigosos estão vivos ali (no permafrost – solo permanentemente congelado), o que nos diz que provavelmente tipos perigosos, que podem infectar humanos e animais e que achávamos que haviam desaparecido da superfície da Terra, na verdade estão presentes, e provavelmente viáveis, no solo", disse Cleverie.
Com o aquecimento global tornando regiões ao norte mais acessíveis, a chance de despertarmos patógenos humanos dormentes aumenta, concluíram os pesquisadores. As temperaturas médias de superfície na área que contém o vírus encontrado aumentaram mais drasticamente do que em latitudes mais temperadas, observaram os pesquisadores.
"As pessoas chegarão e se estabelecerão ali, começarão a perfurar o solo e trabalhar com mineração", disse Cleverie. "As atividades humanas perturbarão camadas de terra dormentes há três milhões de anos e que podem conter vírus."

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Rússia: teste militar acontece na fronteira com Ucrânia

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/02/26/interna_internacional,502313/russia-teste-militar-acontece-na-fronteira-com-ucrania.shtml

Trecho: Há temores no Ocidente sobre a possibilidade de as Forças Armadas russas intervirem em regiões pró Rússia da Ucrânia, particularmente na região de Crimeia, onde a Frota Russa do Mar Negro está localizada. Mas autoridades russas disseram publicamente que tal medida é improvável.

Crosta terrestre tem pelo menos 4,37 bilhões de anos

Link para a matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/02/25/interna_tecnologia,501680/crosta-terrestre-tem-pelo-menos-4-37-bilhoes-de-anos.shtml

Trecho: Um grão microscópico do mineral mais antigo da Terra foi datado com 4,4 bilhões de anos de idade, revelando detalhes sobre a infância do nosso planeta e de como ele se tornou propício para a vida, anunciaram cientistas. A descoberta prova que a Terra se manteve como uma bola indomável, coberta por um oceano de magma por um período de tempo mais curto após sua criação do que se pensava anteriormente.
Acredita-se que a Terra tenha se formado cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, mas pouco se sabe sobre seus primeiros anos, particularmente quando se tornou fria o suficiente para que a crosta pudesse se solidificar a partir da rocha fundida e para que a água se formasse. Alguns afirmam que teriam sido necessários 600 milhões de anos para o resfriamento. Mas a descoberta, nas últimas décadas, de cristais de zircão, alguns com cerca de 4,4 bilhões de anos, pôs em dúvida essa teoria, mesmo que a idade dos minerais não tenha sido provada conclusivamente. Até agora.
O novo estudo, publicado no domingo, confirma que os grãos de zircão coletados da região de Jack Hills, no Oeste da Austrália, cristalizaram-se na época da formação da crosta terrestre, há 4,374 bilhões de anos, segundo seus autores. A datação é 160 milhões de anos após a criação da Terra e de outros planetas do nosso sistema solar, “muito mais cedo do que se acreditava anteriormente”, segundo o estudo.

Apenas um gene permite ao mosquito resistência aos inseticidas

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/02/26/interna_tecnologia,502264/apenas-um-gene-permite-ao-mosquito-resistencia-aos-inseticidas.shtml

Trecho: Apenas um gene mutante é suficiente para dar ao mosquitos resistência ao DDT e a outros tipos de inseticidas utilizados para combater a malária, revelaram cientistas britânicos na edição desta terça-feira da revista Genome Biology.
"Encontramos uma população de mosquitos totalmente resistente, e não apenas ao DDT, mas também aos pyrethroids", outra classe de inseticida geralmente utilizada contra a malária. "Então partimos para elucidar os mecanismos moleculares que permitiam tal resistência", explicou Dr Charles Wondji, da Escola de Medicina Tropical de Liverpool.
Os mosquitos anopheles são o vetor da malária, que mata a cada ano centenas de milhares de pessoas, particularmente na África. A principal estratégia de combate à doença é a erradicação do mosquito por meio da pulverização de inseticidas, algo que esbarra na resistência genética do inseto.

Novos materiais realizam fotossíntese artificial

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/02/26/interna_tecnologia,502247/novos-materiais-realizam-fotossintese-artificial.shtml

Trecho: A capacidade de fotossíntese das plantas tem servido de inspiração para cientistas de diferentes áreas tentarem produzir em laboratório materiais artificiais com propriedades semelhantes.
Um grupo de pesquisadores do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, desenvolve materiais com estrutura em escala nanométrica (bilionésima parte do metro) capazes de realizar fotossíntese artificialmente para a produção de energia.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Nos EUA pais promovem 'Festas da Catapora' para que filhos contraiam a doença

Link para matéria completa: http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-02-21/festas-da-catapora-sao-populares-nos-eua.html

Trecho: "Alguns pais acham que a vacina contra varicela não é necessária, porque lembram que tiveram a doença quando crianças e, apesar do desconforto, ficaram bem", disse à BBC Brasil a epidemiologista Allison Fisher, do CDC.
"Acham que contrair a doença naturalmente é melhor que a vacina", afirma Fisher. "É nossa função alertá-los sobre os riscos de não vacinar."
Seja na forma de "Festas da Catapora" ou do compartilhamento de pirulitos, especialistas afirmam que expor as crianças ao vírus propositalmente é arriscado.
Segundo o CDC, apesar de complicações não serem tão comuns no caso da catapora, elas podem ocorrer, e incluem pneumonia, encefalite, infecções graves e até a morte.

Relacionados:
Clique: Brasil também tem adeptos do movimento antivacina.
Clique: Movimento antivacina gera surto de doenças nos Estados Unidos.

TRECHO: O movimento antivacina ganhou força a partir de 1998, quando o pesquisador britânico Andrew Wakefield publicou um estudo que relacionava a vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) ao autismo.
Diversas pesquisas posteriores nunca acharam qualquer ligação entre a vacina e o autismo, e em 2010 uma comissão de ética descobriu que Wakefield havia falsificado dados de seu estudo. Wakefield teve sua licença médica cassada e o estudo foi retirado das publicações.
Mas apesar do descrédito do estudo e de seu autor, a teoria se espalhou, com a ajuda da internet, entre pais temerosos de que a vacina pudesse causar problemas a seus filhos.

Obama recebe dalai-lama e defende diálogo com China sobre Tibete

Link para matéria completa: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-02-21/obama-recebe-dalai-lama-e-defende-dialogo-com-china-sobre-tibete.html

Trecho: 

Pequim reage a anúncio de encontro afirmando que Obama deixa monge budista usar Casa Branca como palco antichinês

O presidente americano, Barack Obama, se reunirá com o líder espiritual tibetano no exílio, o dalai-lama, na Casa Branca nesta sexta-feira, um encontro que coincide com a preocupação dos EUA com as tensões e os direitos humanos em áreas tibetanas da China. O anúncio do encontro atraiu um veemente protesto de Pequim.