terça-feira, 15 de abril de 2014

Acidificação do oceano diminui instinto de sobrevivência dos peixes

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/04/14/interna_tecnologia,518833/acidificacao-do-oceano-diminui-instinto-de-sobrevivencia-dos-peixes.shtml

Trecho: A investigação analisou o comportamento dos peixes nos recifes de corais em frente à costa de Papua Nova Guiné, uma zona onde o oceano é naturalmente ácido, e descobriu que seu comportamento é mais arriscado.
"Normalmente, os peixes evitam o cheiro de um predador, é totalmente lógico. Mas neste caso se sentem atraídos por seu cheiro. É incrível", explicou à AFP um dos autores da pesquisa, o professor Philip Munday da universidade australiana James Cook.
O nível de acidificação na zona do estudo, "um laboratório natural" perfeito, segundo Munday, é comparável ao que os oceanos de todo o planeta terão ao fim deste século se não forem tomadas medidas contra as mudanças climáticas.
Cerca de 30% do dióxido de carbono emitido à atmosfera pela atividade humana termina sendo absorvido pelos oceanos, o que faz com que eles se tornem mais ácidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário