sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Polêmica na Olimpíada: "Química não é uma ciência exata, diz Rio-2016 sobre piscina com água verde."

A água de uma das piscinas do Parque Aquático Maria Lenk ficou verde... a culpa, conforme o Comitê Olímpico, foi da Química!!!


Link para notícia completa: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/08/1802122-quimica-nao-e-uma-ciencia-exata-diz-rio-2016-sobre-piscina-com-agua-verde.shtml

Trecho com comentários irônicos em vermelho (desculpem, não resisti!): A piscina do Parque Aquático Maria Leni, que recebe provas de polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais, mais uma vez amanheceu verde nesta sexta-feira (12/08). A promessa do Comitê Rio-2016 era de que ela voltasse a sua cor normal na última quinta-feira, o que não aconteceu. Não há ainda prazo para que o problema seja resolvido. Segundo os organizadores, muitos profissionais trabalham para melhorar o problema mais rápido possível. Os treinos de saltos ornamentais previstos para a manhã desta sexta foram cancelados em razão do tratamento feito na água. 
O diretor de comunicação do Rio-2016 (e membro do Comitê do Prêmio Nobel) voltou a dizer que não há nenhum risco à saúde dos atletas: "Descobrimos, entre outras coisas, que a química não é uma ciência exata" (ohh!!! Prêmio Nobel para a Rio 2016)A piscina amanheceu hoje melhor, estamos trabalhando para que tudo fique certo o mais rápido possível. O problema era mais complexo do que pensamos, mas está tudo sendo feito. A piscina vai ficar em ordem o mais rápido possível", afirmou Mário Andrada, diretor de comunicação da Rio-2016. 
"A gente desde o primeiro dia disse que houve um problema de manutenção (a culpa é da química ou da manutenção?). Admitimos essa questão. A chuva não está ajudando", completou. Alguns atletas de polo aquático da Austrália reclamaram de ardência nos olhos (tudo acontece com a Austrália também!). Médicos que atenderam os jogadores não viram ligação com a cor da água (realmente, cor não provocaria isso... mas viram relação com alguma substância presente na água ou com o pH?).
O Comités Organizador Pio-2016 afirmou que a razão para a alteração foi uma proliferação de algas causada pelo calor e pela falta de vento. 
Segundo o comitê, testes mostram que a qualidade da água não está comprometida. 
Em nota, a Fina (Federação Internacional de Natação) afirmou que produtos químicos vazaram dos tanques de água, alterando o pH e a cor da água (culpa da química que não é uma ciência exata... pelo visto, engenharia e manutenção também não são!). A Fina pode confirmar que a cor incomum (incomum seria roxo ou alaranjada com bolinhas pretas... água verde é comum... chama-se contaminação com algas) da água observado durante as competições de saltos ornamentais na Rio-2016 se deu porque alguns produtos químicos dos reservatórios de água utilizados no processo de tratamento de água vazaram para a piscina (reservatórios não são ciência exata). Como resultado, o pH da água estava fora do valor habitual, fazendo com que houvesse a descoloração... (descoloração? mudar de transparente ou azul claro para verde é descoloração?)
A entidade disse ainda que não há risco para a saúde dos atletas. A Fina conduziu testes na qualidade da água e concluiu que não há risco para a saúde ou segurança dos atletas, e não há razão para a competição ser afetada afirmou. 

Controvérsia: 

Irritação e produtos químicos: "Andrada (o químico do Nobel) chegou a dizer nos últimos dias que a irritação nos olhos de alguns atletas que se queixaram teria uma relação com a quantidade de tempo que eles mantiveram seus olhos abertos na água. Nesta sexta-feira, ele mudou de discurso e admitiu que, por conta da irritação, alguns produtos químicos usados foram dados em uma quantidade inferior e que o tratamento teve de ser modificado." Fonte: http://esporte.ig.com.br/olimpiadas/2016-08-12/piscina-verde-prazo.html

Origem do problema: Em um comunicado divulgado à imprensa, o Comitê explica que as algas se manifestaram devido ao calor e à falta de vento no local. E reafirma que a água do tanque, onde são realizadas as provas de saltos ornamentais e sincronizados, foi testada e, apesar da mudança de cor, não existe nenhum risco para a saúde dos atletas. A expectativa da organização é que a água volte a sua cor normal já para as competições desta quarta. (Ninguém assume a culpa. A culpa é sempre da química, da biologia, do calor, da falta de vento ou das estrelas? Melhor fazer uma oferenda aos deuses do Olimpo!) Fonte https://esportes.terra.com.br/lance/piscina-verde-problema-foi-causado-por-proliferacao-de-algas,68f9f9afe1ca5d2bb9531bd9ec6df14914fhmhgf.html

Ops... peraí! Mário Andrada, porta-voz do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos, diz que a causa da mudança de cor da água foi uma "proliferação inesperada de algas na piscina".
Segundo a organização, o problema ter-se-á agravado tão repentinamente por causa dos ventos fortes na região (o problema é vento forte ou falta de vento?) onde fica o Centro Aquático Maria Lenk - que recebe as provas de salto para água, polo aquático e natação sincronizada. Fonte: http://www.tsf.pt/desporto/rio-2016/interior/o-misterio-da-piscina-verde-nos-jogos-olimpicos-esta-resolvido-5331876.html

EM TEMPO: Sulfato de Cobre II (CuSO4) é algicida, azul e costuma funcionar, viu?

3 comentários:

  1. Já li que a água ficou verde de tanto lavaram dinheiro da obra que foi superfaturada.
    Aí eu pensei:
    Devem ter lavado dólares, que burrice!!!! Pois se tivessem lavado notas de 100, a água estaria azul e ainda tinha peixes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ''Já li que a água ficou verde de tanto lavaram dinheiro da obra que foi superfaturada.'' euheuheuhee

      Excluir