quinta-feira, 10 de julho de 2014

Estudioso reconstrói Capitanias Hereditárias e afirma que livros escolares estão errados

Link para matéria completa: http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/estudioso-reconstroi-capitanias-hereditarias-e-afirma-que-livros-escolares-estao-errados-read-more-httpoglobo-globo-comsociedadeeducacaoestudioso-reconstroi-capitanias-hereditarias-afirma-que/

Trecho: Membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, o engenheiro Jorge Cintra fez uma descoberta que pode mudar os livros escolares. Em um artigo recente, ele contesta o mapa das Capitanias Hereditárias eternizado por Francisco Adolfo de Varnhagen, considerado o pai da historiografia nacional, e propõe mudanças significativas no seu desenho. A partir de documentos da época, Cintra, que leciona na Escola Politécnica da USP, conseguiu reconstruir com maior exatidão os limites das porções de terra doadas, entre 1534 e 1536, pela Coroa Portuguesa a comerciantes e nobres lusitanos.
O sistema de Capitanias Hereditárias, que já havia sido utilizado com relativo sucesso na África, dividiu o território em 15 partes e pretendia viabilizar a exploração das riquezas do “Novo Mundo”. As terras tinham como limites o Oceano Atlântico, a Leste, e o Tratado de Tordesilhas, a Oeste. Após recuperar, analisar minuciosamente as cartas de doação e de notar detalhes que passaram despercebidos por Varnhagen em mapas da época, Cintra assegura que, no Norte, a divisão das fronteiras não foi feita de acordo com paralelos, e sim através de meridianos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário