segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dieta para reduzir gás emitido por vacas e bois

Link para matéria completa: http://impresso.em.com.br/app/noticia/cadernos/ciencia/2014/07/19/interna_ciencia,122303/dieta-para-reduzir-gas-emitido-por-vacas-e-bois.shtml

Trecho: Dietas especiais com pastagens mais jovens, a inclusão de certos óleos e a implementação de sistemas silvopastoris podem contribuir para reduzir o metano – segundo maior emissor de gases de efeito estufa, depois das atividades humanas – produzido pelo gado bovino, de acordo com cientistas colombianos. Assim, os especialistas recomendam o uso de forragens mais jovens, já que o pasto mais tenro produz menor quantidade de gases por unidade de alimento consumido ou fermentado. Exemplo disso são as dietas à base da leguminosa forrageira Lotus tenuis (cornichão larranaga), que produzem 30% menos gás metano.
Incorporar diferentes tipos de óleos na alimentação dos ruminantes também permite reduzir as emissões de metano, afirmaram os cientistas.
Segundo o professor Roberto García, da UN em Palmira, Oeste da Colômbia, os sistemas de pastoreio atuais, que degradaram os solos, devem ser mudados, aproveitando o que a natureza oferece para se conseguir um equilíbrio nos ecossistemas. “Devemos evitar as pradarias onde só há pasto e promover o desenvolvimento de outro tipo de vegetação”, destacou.
Bois e vacas emitem gás metano quando arrotam, o que fazem duas vezes por minuto, e expulsam flatulência. Uma vaca adulta pode gerar gás metano equivalente ao CO2 gerado em um dia por um carro, segundo estatísticas divulgadas pelo UN Periódico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário