quarta-feira, 25 de junho de 2014

Ibama autoriza o abate de javalis e de javaporcos em todo o país

Link para matéria completa: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/06/ibama-autoriza-o-abate-de-javalis-e-de-javaporcos-em-todo-o-pais.html

Trecho: Os javaporcos nasceram do cruzamento do javali com o porco doméstico. Eles foram trazidos da Europa para a América do Sul, principalmente a Argentina e o Uruguai, e chegaram ao Brasil pelo Rio Grande do Sul.
Para conter o crescimento populacional, o Ibama autorizou o abate do animal em todo o território nacional, mas os produtores rurais devem obedecer algumas normas antes da caça.
O javaporco abatido não pode ser transportado de um lugar para outro, a carne do animal também não deve ser consumida, nem comercializada. "Não é uma caça, é um controle populacional", explica Eliseo Ribeiro, chefe do escritório do Ibama de Assis.

Modificado a partir de informações da wikipédia: "O javaporco é uma subespécie animal originária do cruzamento entre o porco doméstico (Sus scrofa domesticus) e o javali (Sus scrofa scrofa).O animal costuma viver em bandos e tem hábitos noturnos. Possui hábitos alimentares similares ao do javali: é omnívoro, com preferência por vegetais como raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes. Costumam cavocar a terra em busca de alimento e também invadem terras cultivadas, causando prejuízos a produtores rurais. O javaporco pode pesar até 250kg.
Originário da Ásia, Europa e norte da África, o javali selvagem é encontrado no Brasil em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nessas regiões, alguns bichos acabaram encontrando porcas domésticas e cruzando com elas, o que originou o javaporco.
O animal se espalhou principalmente pelo interior de São Paulo, onde onde causa danos em culturas e florestas. Há registros do bicho inclusive na mata atlântica."

Outros links: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário