quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Crosta terrestre tem pelo menos 4,37 bilhões de anos

Link para a matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/02/25/interna_tecnologia,501680/crosta-terrestre-tem-pelo-menos-4-37-bilhoes-de-anos.shtml

Trecho: Um grão microscópico do mineral mais antigo da Terra foi datado com 4,4 bilhões de anos de idade, revelando detalhes sobre a infância do nosso planeta e de como ele se tornou propício para a vida, anunciaram cientistas. A descoberta prova que a Terra se manteve como uma bola indomável, coberta por um oceano de magma por um período de tempo mais curto após sua criação do que se pensava anteriormente.
Acredita-se que a Terra tenha se formado cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, mas pouco se sabe sobre seus primeiros anos, particularmente quando se tornou fria o suficiente para que a crosta pudesse se solidificar a partir da rocha fundida e para que a água se formasse. Alguns afirmam que teriam sido necessários 600 milhões de anos para o resfriamento. Mas a descoberta, nas últimas décadas, de cristais de zircão, alguns com cerca de 4,4 bilhões de anos, pôs em dúvida essa teoria, mesmo que a idade dos minerais não tenha sido provada conclusivamente. Até agora.
O novo estudo, publicado no domingo, confirma que os grãos de zircão coletados da região de Jack Hills, no Oeste da Austrália, cristalizaram-se na época da formação da crosta terrestre, há 4,374 bilhões de anos, segundo seus autores. A datação é 160 milhões de anos após a criação da Terra e de outros planetas do nosso sistema solar, “muito mais cedo do que se acreditava anteriormente”, segundo o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário