quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Falta de chuva faz floresta realimentar efeito estufa

Link para a matéria completa: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/02/1408077-falta-de-chuva-faz-floresta-realimentar-efeito-estufa.shtml


Trecho: Se a floresta amazônica fosse uma pessoa, seria um fenômeno: quando bebe, seu hálito melhora; quando se abstém, ele piora. 
E o mau hálito da Amazônia, com seus 6,8 milhões de km², pode empestear o ar do planeta inteiro, agravando o efeito estufa. 
Num ano normal, com muita chuva, a floresta quase não emite gases do efeito estufa, como o CO2 (dióxido de carbono, que na verdade não tem cheiro). Num ano seco, lança na atmosfera tanto CO2 quanto o Brasil inteiro. 
A revelação está num estudo pioneiro sobre o bafo da floresta, o primeiro a medir sua composição na escala de toda a bacia amazônica. 
A pesquisa – que tem entre os autores principais uma química brasileira, Luciana Vanni Gatti – está na capa do periódico "Nature" de hoje. 
Gatti organizou 160 voos, em 2010 e 2011, em quatro áreas da floresta. Eles serviram para coletar amostras de ar em altitudes de 300 m a 4.400 m acima do nível do mar. 
Em 2010, um ano com chuvas muito abaixo da média, os dados indicam que a Amazônia emitiu 480 milhões de toneladas de carbono na atmosfera. Em 2011, que teve chuvas acima da média, a emissão foi quase neutra, com 60 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário