segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cientistas australianos descobrem estrela mais antiga do Universo

Trecho: Ela se encontra em nossa galáxia, a Via Láctea, a uma distância de cerca de 6 mil anos-luz da Terra, e foi catalogada como SMSS J031300.36-670839.3.
"O que mostra que esta estrela é tão antiga é a ausência total de qualquer nível detectável de ferro no espectro de luz que emerge da mesma", explicou Keller à AFP.
O Big-Bang deu origem a um Universo cheio de hidrogênio, hélio e traços de lítio, assinalou o cientista. Os demais elementos que vemos hoje vieram das estrelas, que nascem de nuvens de gás e pó deixados pelas supernovas, estrelas enormes que explodem ao fim de sua existência. Este processo de reciclagem sem fim proporciona uma ferramenta interessante para os astrofísicos.
Uma forma de determinar a idade de uma estrela é o ferro. Quanto mais baixo o conteúdo de ferro no espectro de luz de uma estrela, mais antiga ela é.
"O nível de ferro do Universo aumenta com o tempo, enquanto as sucessivas gerações de estrelas se formam e morrem", explicou Keller. "Podemos usar o nível de ferro de uma estrela como um relógio que nos indica quando ela se formou."

Comentário: Uma aplicação do estudo dos espectros atômicos.

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/02/10/interna_tecnologia,496806/cientistas-australianos-descobrem-estrela-mais-antiga-do-universo.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário