terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Cientistas criam papel que faz impressão desaparecer depois de algumas horas

Com impressão à base de água pura, sem o uso de tinta, letras e figuras gravadas evaporam permitindo que a folha seja reutilizada dezenas de vezes.

Trecho: Um grupo de pesquisadores da Universidade Jilin, na China, acredita ter encontrado a solução para o problema de gasto de tinta e papel em escritórios graças a uma técnica que permite que a mesma folha seja usada dezenas de vezes. Usando nada mais que água no lugar de tinta, os cientistas conseguiram criar uma impressão com prazo de validade. Quando o líquido entra em contato com o papel quimicamente tratado, as letras e figuras programadas na impressora surgem como se tivessem sido gravadas com pigmento colorido. Depois de algumas horas, a folha volta a ficar em branco, como se alguém tivesse passado sobre ela uma borracha mágica. O papel pode então ser usado novamente, em outra impressão provisória.
A técnica foi testada 50 vezes em uma mesma folha, sem perda de qualidade na impressão, o que pode levar a uma economia, segundo os autores do trabalho, de 99% dos gastos com esse tipo de serviço em empresas. De acordo com os criadores do papel reutilizável, 40% das resmas usadas em um escritório são jogadas fora um dia depois de usadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário