quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Apenas um gene permite ao mosquito resistência aos inseticidas

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/02/26/interna_tecnologia,502264/apenas-um-gene-permite-ao-mosquito-resistencia-aos-inseticidas.shtml

Trecho: Apenas um gene mutante é suficiente para dar ao mosquitos resistência ao DDT e a outros tipos de inseticidas utilizados para combater a malária, revelaram cientistas britânicos na edição desta terça-feira da revista Genome Biology.
"Encontramos uma população de mosquitos totalmente resistente, e não apenas ao DDT, mas também aos pyrethroids", outra classe de inseticida geralmente utilizada contra a malária. "Então partimos para elucidar os mecanismos moleculares que permitiam tal resistência", explicou Dr Charles Wondji, da Escola de Medicina Tropical de Liverpool.
Os mosquitos anopheles são o vetor da malária, que mata a cada ano centenas de milhares de pessoas, particularmente na África. A principal estratégia de combate à doença é a erradicação do mosquito por meio da pulverização de inseticidas, algo que esbarra na resistência genética do inseto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário