Trecho: A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) pretende construir um anel de 100 km de circunferência entre a França e a Suíça, destinado a acelerar partículas, segundo um comunicado publicado nesta quinta-feira em sua sede em Genebra.
Um estudo de factibilidade será iniciado na próxima semana. Diante dessa perspectiva, cem pesquisadores vindos de todo o mundo se reunirão de 11 a 13 de fevereiro na Universidade de Genebra para lançar este programa, que deve durar cinco anos.
Este futuro anel destina-se a substituir o LHC (sigla em inglês para o grande colisor de hádrons), o acelerador de partículas atual, que mede 27 km de circunferência. Este anel foi concebido nos anos 1980 para funcionar 25 anos depois.
O futuro anel, que teria uma circunferência de 80 km a 100 km, denominado FCC (Futuro Colisor Circular), poderia ter uma energia sem precedentes de 100 TeV (teraelétron-volts), em comparação com 14 TeV para o LHC.
Este estudo se somará ao iniciado há vários anos de um colisor linear compacto (CLIC), um acelerador retilíneo de 80 km que poderia também passar sob a Suíça e a França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário