sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Acidentes com escorpiões: 'Varredura' resulta na localização de 15 escorpiões no balneário de Panorama

Link para texto completo: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2014/12/varredura-resulta-na-localizacao-de-15-escorpioes-no-balneario-de-panorama.html

Trecho: A varredura que a Prefeitura de Panorama realizou na manhã desta segunda-feira (22 de dezembro de 2014) no balneário municipal resultou na localização de pelo menos 15 escorpiões em toda a extensão do local. De acordo com o secretário de saúde, Israel Gumiero, o trabalho conta com o apoio da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município. O trabalho foi estipulado após um menino de 2 anos morrer depois de ser picado.
“Fizemos a coleta mecânica, ou seja, a retirada manual e colocamos os animais em recipientes. O trabalho teve início às 6h30 e foi finalizado no horário do almoço. Acreditamos que este trabalho será interrompido nos próximos dias, por conta da chegada dos turistas”, explica.

Comentário: Acidentes com escorpiões são muito mais comuns do que pensamos. E os acidentes com crianças de menos de 3 anos de idade são muito complicados, infelizmente levando a óbito em vários casos. Uma maneira eficiente para melhorar a varredura seria a utilização de lâmpadas UV durante a noite, pois os escorpiões "brilham no escuro" quando iluminados por ultravioleta ("luz negra"). Para maior eficiência as lâmpadas (que têm o mesmo formato das "econômicas) podem ser adaptadas em soquetes e usar equipamentos do tipo no-break para fornecer a energia e assim percorrer grandes áreas. O brilho azul-esverdeado de um escorpião é facilmente visível numa distância de 5 a 10 metros (quanto mais escuro o ambiente, melhor). Deve-se evitar olhar diretamente para a lâmpada UV (a mesma pode ser coberta por cima com um papel alumínio, por exemplo, para evitar problemas na retina das pessoas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário