segunda-feira, 24 de março de 2014

Preocupante: Epidemia de ebola chega à capital da Guiné

Link para matéria completa: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2014/03/24/interna_internacional,511078/epidemia-de-ebola-chega-a-capital-da-guine.shtml

Trecho: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus está entre os mais contagiosos e mortais entre os humanos. Não existe qualquer tratamento ou vacina específica para a febre provocada pelo vírus ebola. A doença, que provoca febre hemorrágica, ganhou este nome de um rio no norte da República Democrática do Congo (RDC), onde foi detectado pela primeira vez em 1976, quando o país ainda se chamava Zaire. Desde então, o ebola matou pelo menos 1.200 pessoas de 1.850 casos registrados.
O vírus, da família Filoviridae (filovírus), tem cinco espécies (Zaire, Sudão, Costa do Marfim, Bundibudjo e Reston), e se transmite por contato direto com o sangue, os fluidos ou os tecidos dos indivíduos infectados.

Comentário: A elevada mortalidade, a rapidez com que o quadro se agrava e a distância dos grandes centros urbanos manteve a doença como de "baixo risco" para a humanidade. Agora, com a chegada a um centro urbano, abre-se a possibilidade de um espalhamento maior da doença, saindo do seu foco original. Sem contar que novas variantes genéticas virais podem estar por trás dessa mudança, facilitando a transmissão entre as pessoas. Realmente preocupante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário