Trecho introdutório:
Dentro da educação brasileira, tão amplamente discutida e revista em nossos tempos, podemos encontrar uma vasta carteira bibliográfica de utilização indiscriminada e totalmente livre de pré-conceitos por partes dos responsáveis pela seleção do material didático nas escolas, tanto públicas quanto particulares. Muito material de excelente qualidade, assim como muitos outros de qualidade duvidosa, está disponível. O livro "O Mundo de Sofia" de Jostein Gaardner, é um destes livros que prendem seu leitor desde o primeiro momento, e é apontado por muitos como uma das mais importantes obras bibliográficas em filosofia de nossa época. Sua leitura é fácil, e o fato de tratar de um romance ajuda a prender a atenção do leitor para o verdadeiro objetivo do livro, que é passar uma visão geral da filosofia através dos tempos.
Neste trabalho buscamos, a partir de uma lista pré-estabelecida de filósofos e correntes filosóficas, estabelecer um paralelo entre esta obra de Gaardner com o livro "As Escolas Filosóficas Através dos Tempos" de Henrique Perdigão, obra esta datada de 1942.
As diferenças encontradas, tanto em forma quanto em conteúdo, não são nenhuma surpresa posto a diferença cronológica dos lançamentos. No desenvolvimento deste trabalho estaremos relacionando os pontos principais dos referidos temas de ambos os livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário