quarta-feira, 6 de julho de 2016

Saiba o que a Nasa espera descobrir com a missão Juno em Júpiter

Link para texto completo: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/07/saiba-o-que-nasa-espera-descobrir-com-missao-juno-em-jupiter.html

Trecho: A sonda espacial Juno começou nesta terça-feira a girar em volta de Júpiter, em uma missão de 20 meses, para conhecer mais sobre a origem do maior planeta do Sistema Solar.
A chegada à órbita de Júpiter foi um triunfo para o projeto da NASA de 1,13 bilhão de dólares, que espera descobrir os mistérios deste planeta onde tudo é extremo, a atmosfera é tóxica e a radiação é mil vezes maior que o limite letal para um ser humano, de acordo com o pesquisador principal e líder da equipe da Juno, Scott Bolton.
Quais são os grandes mistérios de Júpiter? Os cientistas acreditam que Júpiter, o maior planeta da nossa vizinhança cósmica, foi o primeiro a se formar no Sistema Solar, mas não sabem como esse processo ocorreu. Assim como o Sol, Júpiter é composto principalmente de hidrogênio e hélio, de modo que pode ter absorvido a maior parte do material que restou após a formação do nosso astro. Mas a Nasa se pergunta: "se tratou primeiro de um núcleo planetário que capturou todo esse gás gravitacionalmente, ou ocorreu um colapso da região instável dentro da nebulosa que provocou a formação do planeta?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário