Trecho: A sonda espacial Juno começou nesta terça-feira a girar em volta de Júpiter, em uma missão de 20 meses, para conhecer mais sobre a origem do maior planeta do Sistema Solar.
A chegada à órbita de Júpiter foi um triunfo para o projeto da NASA de 1,13 bilhão de dólares, que espera descobrir os mistérios deste planeta onde tudo é extremo, a atmosfera é tóxica e a radiação é mil vezes maior que o limite letal para um ser humano, de acordo com o pesquisador principal e líder da equipe da Juno, Scott Bolton.
Quais são os grandes mistérios de Júpiter? Os cientistas acreditam que Júpiter, o maior planeta da nossa vizinhança cósmica, foi o primeiro a se formar no Sistema Solar, mas não sabem como esse processo ocorreu. Assim como o Sol, Júpiter é composto principalmente de hidrogênio e hélio, de modo que pode ter absorvido a maior parte do material que restou após a formação do nosso astro. Mas a Nasa se pergunta: "se tratou primeiro de um núcleo planetário que capturou todo esse gás gravitacionalmente, ou ocorreu um colapso da região instável dentro da nebulosa que provocou a formação do planeta?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário