sábado, 2 de julho de 2016

Bioluminescência: Morador flagra fenômeno 'onda azul fluorescente' em praia do litoral de SP

Link para matéria completa: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/06/morador-flagra-fenomeno-onda-azul-fluorescente-em-praia-do-litoral-de-sp.html

Vídeo citado na matéria: 


Trecho: Um morador de Santos, no litoral de São Paulo, flagrou, na madrugada deste domingo (26 de junho de 2016), um fenômeno natural 'onda azul fluorescente' em uma praia da cidade. Segundo especialistas, esse fenômeno causado por um efeito biológico é chamado bioluminescência e ocorre quando criaturas marinhas microscópicas ficam agrupadas e agitadas.
O biólogo do Instituto Gremar, órgão responsável pela reabilitação e cuidados com animais marinhos na Baixada Santista, explica que o efeito luminoso ocorre justamente por conta do agito das ondas do mar (veja o vídeo). "Os fitoplânctons realizam esse processo biológico que ocorre quando bilhões deles são agitados ao mesmo tempo. Isso acontece também em outras praias do Brasil e do mundo, mas como aqui há muita iluminação, às vezes essa reação passa despercebida", explica Thiago Nascimento.

Para saber mais: http://www.biolum.ufscar.br/

Outros vídeos: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário