quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Matemática e a maquiagem de produtos

Leia o artigo (página 16) na Revista do Procon
Link para baixar o pdf: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/revista_procon_09.pdf

Trecho do texto:
"Por exemplo, um item, que costuma ter 100g, é vendido no mercado por R$ 10. Todo mundo que costuma comprá-lo sabe disso. De repente, o peso da unidade muda para 90g, sem que o consumidor seja alertado. O que deveria ocorrer? Diminuir o preço, é claro. Mas o que ocorre de fato? Ele é mantido exatamente igual. Desse modo, o cidadão sequer se dá conta de que está pagando mais caro. E o pior, as novas embalagens podem até iludir o consumidor de que o produto se manteve igual ou, ainda, a quantidade foi aumentada."
Considerando-se o texto anterior (onde afirma-se que o produto varia de quantidades, mas não varia de preço) e supondo-se que o preço não tenha variado para os seis produtos listados na figura acima, em quais situações o consumidor sofreria maior prejuízo?

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