Durante muito tempo, cientistas acreditaram que antioxidantes poderiam ajudar a evitar tumores, mas vários estudos sugerem comportamento oposto no caso do câncer de pulmão
Trecho: "Os antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, permitem neutralizar os radicais livres produzidos pelo organismo que são prejudiciais, porque seu alto poder oxidante pode causar danos às células, acelerar o envelhecimento e provocar câncer. Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que os antioxidantes poderiam ajudar a evitar tumores cancerígenos, mas vários estudos clínicos recentes sugerem que não têm efeito algum para evitar o câncer de pulmão em particular. Pior ainda, podem inclusive aumentar o risco em grupos vulneráveis, como os fumantes."
Comentário: Já comentei várias vezes sobre o assunto em sala de aula, pois algumas pesquisas já apontavam nessa direção. Uma das ideias é que os antioxidantes poderiam inibir a ação dos Linfócito T Killer (células matadoras), responsáveis pela destruição de células tumorais usando nada menos que radicais livres produzidos pelo linfócito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário