segunda-feira, 21 de março de 2016

Cientistas descobrem bactéria que come garrafa PET

Link para texto completo: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2016/03/1748592-cientistas-descobrem-bacteria-que-come-garrafa-pet.shtml

Trecho: Pesquisadores no Japão descobriram uma bactéria que é capaz de comer o plástico PET, largamente utilizado em embalagens, especialmente em garrafas. Além do potencial uso para resolver os sérios problemas ambientais causados pelo acúmulo desse plástico na natureza, a pesquisa pode ajudar a entender a evolução natural das bactérias. A equipe de dez cientistas, liderada por Kohei Oda, do Instituto de Tecnologia de Kyoto, coletou, em uma usina de reciclagem em Osaka, 250 amostras de sedimentos, águas residuais ou solo contaminadas por PET. Eles então fizeram uma triagem para descobrir microrganismos capazes de usar o plástico como uma fonte de carbono para crescimento.
Urna das amostras de sedimento, a "número 46", continha um "consórcio microbiano" —de vários tipos de germes, como bactérias, protozoários, células semelhantes a leveduras— capaz de se fixar em um filme fino de PET e degradá-lo, literalmente esburacando o filme. Usando diluições dessa amostra, foi possível isolar a responsável pelo buraco, a Ideonella sakaiensis —a primeira bactéria sabidamente capaz disso. Os resultados estão na revista "Science".
A bactéria age de modo bem simples, empregando apenas duas enzimas: uma que age na superfície do PET e outra que termina a "digestão" dentro do micróbio. Enzimas são substâncias orgânicas capazes de acelerar reações químicas, convertendo uma substância, o chamado substrato, em uma outra, o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário