sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

EFEITO BACTERICIDA DA LUZ AZUL

Link para matéria completa: http://jornalggn.com.br/noticia/o-efeito-bactericida-da-luz-azul-por-luiz-fernando-dias-f%C2%BA

Trecho: A luz azul do espectro visível estimula um subproduto metabólico das células (as porfirinas) a produzir por oxidação um tipo de oxigênio altamente reativo. Este elemento reage fortemente com o hidrogênio presente na membrana citoplasmática das células e produz grande quantidade de água dentro do limite citoplasmático da célula, criando um mecanismo de hiperidratação e expansão por compressão dos tecidos.
A porfirina segue seu caminho metabólico até ser excretada para fora da célula. Ao ser estimulada pela luz azul, ocorrerá a produção do oxigênio reativo que reagirá com dois íons localizados na membrana citoplasmática. Desta maneira, ocorre uma inversão de polaridade na membrana do citoplasma celular, impedindo as trocas metabólicas que levarão a célula à desidratação.
Dr. Michael R. Hamblim, do Hospital Geral de Massachusetts, desenvolveu estudos com cobaias que sofreram queimaduras e foram propositalmente infectadas com a bactérias P. aeruginosa, uma das principais “superbactérias” atuais, que tem grande resistência a antibióticos.
Os animais foram dividos em dois grupos, e todos os que foram tratados apenas com a luz de LED azul sobreviveram, já no segundo grupo, que não recebeu tratamento, 82% dos animais morreram.
A luz azul também produz pouquíssimos danos às células humanas em comparação com a irradiação com o ultravioleta.

Outros links:
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=luz-azul-destroi-bacterias-resistentes-antibioticos&id=8537

http://www.pt.org.br/bolsista-do-desenvolve-luz-que-mata-bacterias/



2 comentários:

  1. Muito interessante. Onde achamos o paper deste experimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dá para conseguir por aqui: http://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2004/pp/b311900a#!divAbstract
      Abração, Renato!!!

      Excluir