sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A cor do vestido

Link para texto completo: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/02/27/de-que-cor-e-o-vestido-azulbranco-entenda-a-ciencia-por-tras-da-polemica.htm


Trecho: Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. "O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para esse vestido e você está tentando compensar o viés cromático do eixo de luz do dia", disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à revista norte-americana de tecnologia "Wired".
O que isso significa exatamente? Significa que a iluminação do entorno faz a parte do cérebro responsável por formar a imagem entender uma determinada cor de jeitos diferentes.
O nosso olho vê uma aproximação da realidade e está treinado para enxergar com a luz natural. Ao longo do dia, quando a luz do Sol muda de cor, vamos descontando a luminosidade para tentar ver algo mais perto do real. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia e voltam a ser mais avermelhados no pôr do sol.
Isto quer dizer que a cor enxergada depende do ambiente em que você está e da forma como seu cérebro interpreta esta composição. Se você olhar para a foto do vestido com outro fundo, com uma luz mais equilibrada, verá que ele é azul e preto. Mas, se a luz mudar, você poderá vê-lo branco e dourado.

Comentário pessoal: Tem algo errado com a tal foto do vestido... iluminação, saturação, alguma coisa. E nossas retinas talvez percebam de forma diferente. Olhei a mesma foto em várias situações de luminosidade e sempre vi do mesmo jeito. E descobri que a cor "negativa" do azul é o dourado (e vice-versa, claro!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário