quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Cientistas revelam o primeiro ancestral humano na África após 20 anos de estudo

Trecho (com algumas correções): Cientistas divulgaram, na última quarta-feira (06/12/17), a descoberta do mais antigo fóssil de ancestral humano já encontrado na África Meridional. Chamado de “Little Foot” – pé pequeno, em tradução livre –, o esqueleto tem quase quatro milhões de anos e foi localizado na África do Sul, no sítio arqueológico Cradle of Humankind (Berço da Humanidade). Todo o processo, desde a descoberta da ossada até a preparação do material, durou 20 anos.
De acordo com nota divulgada pela Universidade de Witwatersrand, o “Little Foot” recebeu este nome pelo professor Phillip Tobias por causa dos pequenos ossos do pé encontrados por Ron Clarke em 1994. O cientista estava analisando um  fóssil  encontrado na gruta de Sterkfontein, que faz parte do Cradle of Humankind, quando supôs que o pequeno esqueleto era do gênero Australophitecus, o menor ancestral humano que já habitou a África.

       Reprodução/CNN - Apelidado de "Little Foot", o fóssil do acentral humano é o mais antigo já encontrado na região da África Meridional

O restante dos ossos do hominídeo só foram localizados em 1997, e todo o processo de escavação, limpeza, reconstrução, moldagem e análise demorou 20 anos. Segundo a CNN, boa parte do trabalho foi realizada dentro da próprio sítio arqueológico, com o auxílio de ferramentas especializadas para não comprometer o material estudado.
“O processo exigiu uma escavação extremamente cuidadosa dentro do ambiente escuro da caverna. Assim que as primeiras partes da superfície dos ossos foram expostas, a breccia ["brecha" = pedra onde o esqueleto foi encontrado] teve que ser cortada com muita cautela e removida em blocos para, depois, ser limpa no laboratório”, explicou Clarke sobre a ossada, que data de 3,67 milhões de anos atrás.
Diferente das primeiras especulações do cientista, o "Little Foot" faz parte de uma segunda espécie, a Australopithecus prometheus, nomeada em 1948 após a descoberta de fósseis fragmentados. 

Descoberta notável: O mais completo esqueleto de Australopithecus já encontrado foi considerado um marco por pesquisadores. "Esta é uma conquista histórica para a comunidade científica e para a genealogia da África do Sul. É através de importantes descobertas como esta que nós obtemos um vislumbre do passado, o que nos ajuda a entender melhor a humanidade", declarou Adam Habib, diretor da Universidade de Witwatersrand, onde o material foi apresentado.
O resultado das duas décadas de pesquisa serão divulgados nos próximos meses em cerca de 25 artigos científicos.
O fóssil foi encontrado no Sítio Arqueológico Cradle of Humankind, cujo sistema de grutas Sterkfontein ficou conhecido na década de 1930 com a descoberta de um Australopithecus africanus adulto. Agora, a revelação de "Little Foot" como o ancestral humano mais antigo da região solidifica a importância do complexo para estudos de evolução .


Comentário: Há hominídeos mais antigos do que os Australopithecus. Enquanto Australopithecus mais antigos estão datados em 4.000.000 de anos, os mais antigos do gênero Ardipithecus estão datados em 5.200.000 anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário