quinta-feira, 7 de março de 2024

Destinação do material radioativo: drones capturam imagens do interior da usina nuclear de Fukushima

Link para texto completo: https://tribunadosertao.com.br/noticias/2024/03/07/531521-drones-capturam-imagens-do-interior-da-usina-nuclear-de-fukushima-video

Resumo: A Tokyo Electric Power Co (Tepco), empresa responsável pela usina nuclear de Fukushima, destruída em um terremoto em 2021, divulgou imagens do interior da estrutura. Os registros foram feitos por mini-drones, durante os preparativos para a remoção de material radioativo.


Quase 5.500 litros de água radioativa vazaram da central nuclear japonesa acidentada de Fukushima, mas não foram detectados sinais de contaminação fora das instalações, anunciou a Tepco, no início de fevereiro. Uma porta-voz da TEPCO declarou à AFP que o vazamento foi detectado em uma área da central que processa a água contaminada.

"Calculamos que vazaram quase 5,5 toneladas (5.500 litros) de água na quarta-feira, mas não houve mudanças significativas nos pontos de monitoramento de radioatividade ao redor da central", afirmou.

A central de Fukushima sofreu graves danos em 2011, devido a um terremoto potente seguido de um tsunami, uma tragédia que deixou 18.000 mortos e provocou um dos piores acidentes nucleares da história. A operação de limpeza vai demorar décadas, segundo os especialistas. O Japão iniciou em agosto o despejo de 1,34 milhão de toneladas de água residual tratada no Oceano Pacífico. As autoridades afirmaram que foi coletada após a catástrofe e garantem que não é prejudicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário