sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

O que é o hidrogênio verde?

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https://www.wwf.org.br/nossosconteudos/educacaoambiental/conceitos/hidrogenio_verde_/

Resumo: O hidrogênio é encontrado principalmente em sua forma gasosa H2, estando presente em hidrocarbonetos e na molécula de água. O hidrogênio verde (H2V) é produzido a partir da eletrólise da água por meio de fontes renováveis como eólica e solar, um processo de separação da molécula de água (H2O) em hidrogênio (H2) e oxigênio (O2) por meio da passagem de uma corrente elétrica na solução aquosa.


Ele pode ser utilizado ainda na composição de outros combustíveis, sintetizados a partir dele, que se beneficiarão das características da cadeia 100% livre (com menor emissão de CO2) Hoje, os países líderes na produção de H2V são Alemanha, Japão e China.
O hidrogênio pode ser utilizado não somente como combustível no setor de transportes, mas também como matéria-prima para produtos em outros setores como na indústria de aço e metais e a farmacêutica, o hidrogênio também pode ser utilizado como fonte de energia quando combinado as células a combustível, o que irá influenciar diretamente na redução de emissões de GEE (gases de efeito estufa) se produzido a partir de fontes renováveis.
Atualmente a produção de hidrogênio por meio da reforma a vapor do gás natural é responsável por 6% do uso global deste vetor que combinada à produção a partir do carvão mineral somaram juntas, em 2020, emissões equivalentes a 900 milhões de toneladas de CO2, valor que deve ser reduzido significativamente com a produção de hidrogênio a partir das fontes renováveis.

Como as células combustíveis de hidrogênio verde geram energia?
As células combustíveis são uma das formas de utilização do hidrogênio em veículos elétricos, nos quais a reação química entre o hidrogênio e oxigênio gera energia elétrica que alimenta a bateria proporcionando o funcionamento do motor elétrico. Essa reação pode acontecer de forma contínua, enquanto a célula estiver sendo alimentada com o combustível, o que destaca o uso da célula a combustível se comparada as tecnologias aplicadas em baterias atuais se diferindo da vida útil das baterias atuais. Outra grande vantagem do uso do hidrogênio verde está na ausência de poluentes: a reação tem como único produto a água (H2O), desde que aconteça na presença de hidrogênio e oxigênio puro.
O hidrogênio verde também é uma opção de substituição dos combustíveis fósseis no setor de transportes coletivos, além de servir como indutor de eletrificação nos veículos em geral. O uso dele nesse contexto reduziria o impacto na atmosfera e ajudaria gestores públicos a alcançarem os compromissos de redução de emissões GEE.

Qual é o potencial do hidrogênio verde para o Brasil?
O Brasil tem potencial para geração e utilização de fontes renováveis de energia na escala exigida pelas mudanças climáticas para termos um futuro possível. O país tem uma matriz elétrica diversificada e potencial de expansão para inovação nas energias limpas. Uma dessas fontes é o hidrogênio verde (H2V).
O tema é tratado no documento Hidrogênio: cenário e potencial deste combustível no Brasil, elaborado pelo WWF-Brasil aponta que combustíveis renováveis e limpos ganham espaço e importância - como é o caso do hidrogênio combinado com células combustíveis.
A despeito do Brasil ter batido o seu recorde de emplacamento de veículos elétricos em 2021 com um aumento de 77% em relação aos emplacamentos de 2020, os veículos elétricos, que compreendem veículos híbridos, plug-in e 100% a bateria, ainda correspondem a menos de 0,2% da frota de veículos leves, e menos de 0,1% de todos os veículos registrados no Brasil.
O Brasil tem histórico na transformação do hidrogênio por meio de projetos com veículos elétricos que utilizam célula a combustível, além de ter potencial para produzi-lo na escala necessária para atender as demandas de mitigação da crise climática, mas o que nos falta é justamente escalar a produção. Para o hidrogênio verde ganhar escala é preciso:

1- Fomentar a pesquisa sobre o hidrogênio verde
2- Estimular a oferta de H2V para uso no Brasil e no exterior.
3- Incorporar os custos das emissões de gases de efeito estufa nos setores que utilizam hidrogênio.
4- Adotar projetos-piloto para utilização de veículos a hidrogênio no Brasil.

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