sábado, 11 de dezembro de 2021

Novo Ensino Médio exigirá mudanças nas provas do Enem a partir de 2024

Link para texto completo: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2021/11/novo-ensino-medio-exigira-mudancas-nas-provas-do-enem-a-partir-de-2024-entenda-ckvsj4ea8007701gjkp0bs289.html#:~:text=A%20proposta%20do%20parecer%20da,Aplicadas%2C%20para%20cursos%20de%20Economia%2C

Resumo:

Ainda em análise, proposta prevê aplicação de um teste de conhecimentos gerais
e outro dividido em quatro áreas profissionais.

Em meio a pedidos de demissão no Inep, foram apresentadas na segunda-feira (08.12.2021), no Conselho Nacional de Educação (CNE) as recomendações para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve ser aplicado a partir de 2024. O Estadão teve acesso ao documento que indica que a prova deve ter duas etapas, uma de conhecimentos gerais e outra dividida em quatro áreas profissionais.
A mudança no Enem é uma exigência da lei porque a partir de 2022 as escolas precisam oferecer o novo Ensino Médio, que dará flexibilidade aos alunos para escolher parte do currículo, de acordo com suas preferências e aspirações de trabalho. A nova prova terá, portanto, de avaliar também essa nova formação.
A proposta do parecer da ex-presidente do CNE Maria Helena Guimarães de Castro é que a segunda etapa do Enem seja dividida em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Stem), classificando alunos para cursos das Engenharias, Química, Computação, entre outros; Ciências Sociais Aplicadas, para cursos de Economia, Administração, Direito; Humanidades, Linguagens e Artes, para cursos de Filosofia, História, Pedagogia, entre outros; e Ciências Biológicas e Saúde, para cursos de Medicina, Enfermagem, Meio Ambiente, entre outros.
O documento entra em consulta pública nesta quarta-feira (10.12.2021) e será votado no conselho em dezembro. Não foi proposta uma prova específica para quem optar por fazer ensino Técnico com o Médio.
Se aprovado, o Inep deve começar a elaborar o exame a partir dessas diretrizes. Com a debandada de mais de 30 servidores que pediram exoneração dos cargos, a preocupação de Maria Helena é "como e quando" isso seria feito.
— O MEC precisa se preparar, contratar consultores, fazer investimento em dinheiro e técnico para ter um novo banco de itens (perguntas da prova) — disse.
O parecer diz ainda que a prova pode ter questões dissertativas e não apenas de múltipla escolha.
Maria Helena ouviu secretarias, entidades, universidades e analisou um estudo de experiências internacionais feito pela consultoria Vozes da Educação com apoio do Itaú Educação e Trabalho. Muitos dos países analisados têm uma prova geral e outra com escolha dos estudantes. A maioria tem questões discursivas e algumas orais, como na França e no Reino Unido. China e Alemanha descentralizam a organização do exame, apesar de ele ser nacional.

Comentário: Aguardemos as definições. Pode ser que nada disso seja aceito e que venha uma outra proposta radicalmente diferente. Particularmente sou a favor de provas específicas, mas pela estrutura do processo creio que questões de Múltipla Escolha seriam melhores do que questões discursivas. Correção por Inteligência Artificial, como "sonham" seria muito complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário