Resumo: Batizado de Pliosaurus funkei, o animal percorria os mares há cerca de 150 milhões de anos.
É oficial: um réptil marinho gigante que percorria os mares há cerca de 150 milhões de anos é a nova espécie descoberta por pesquisadores. O animal, que recebeu o nome de Pliosaurus funkei, tinha um crânio de aproximadamente 6,5 metros e sua mordida era quatro vezes mais poderosa do que a de um Tyrannosaurus rex.
— Eles eram os principais predadores do mar. Os dentes deles fariam os Tyrannosaurus rex chorarem — disse Patrick Druckenmiller, paleontólogo da “University of Alaska Museum” e coautor do estudo, publicado no jornal norueguês “Geology”.
Com outros fósseis encontrados, a nova descoberta do esqueleto do P. funkei pinta um retrato de um oceano Jurássico cheio de predadores gigantes.
Em 2006, cientistas acharam dois esqueletos de dinossauros entre o continente da Noruega e do Pólo Norte. As criaturas gigantes, um dos quais foi apelidado de Predator X, parecia um pouco diferente de outros pliossauros — répteis marinhos que rondavam os mares há cerca de 160-145 milhões de anos — descobertos na Inglaterra e na França durante o século passado. Agora, depois de anos de análise minuciosa da mandíbula, vértebras e membros anteriores, os pesquisadores determinaram que o Predator X é uma nova espécie, e deram que receberam o nome de Bjorn and May-Liss Funke, em homenagem aos voluntários que descobriram os fósseis.
Segundo Druckenmiller, o P. funkei apresentava características diferentes dos outros pliossauros. Eles tinham longas patas dianteiras, grandes vértebras e diferente espaçamento entre os dentes.
— Não encontramos apenas uma nova espécie; estamos descobrindo todo um ecossistema — disse Druckenmiller.
Nenhum comentário:
Postar um comentário